Após nova classe C, agora são os ricos que aumentam consumo

A faixa de renda mais alta tem maior acesso ao crédito, então essas famílias são mais sensíveis a mudanças nos financiamentos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A predisposição ao consumo aumentou mais entre as famílias mais ricas, graças à maior sensibilidade dessa faixa de renda ao crédito, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) aumentou 1,8% em maio ante abril entre os que recebem mais de dez salários mínimos, para 148,8 pontos. Na faixa de renda que recebe até dez salários, o aumento na confiança foi de 0,3% no período, para 134,5 pontos.

"A faixa de renda mais alta tem maior acesso ao crédito, então essas famílias são mais sensíveis a mudanças nos financiamentos", explicou Bruno Fernandes, economista da CNC. "As famílias de renda mais baixa estão com a renda mais comprometida, além de terem menor acesso e sensibilidade à oferta de crédito", completou.

Segundo Fernandes, na passagem de abril para maio, além do aumento da massa salarial, estimularam o aumento da propensão ao consumo os cortes dos juros bancários e a disposição do governo em adotar medidas para reaquecer a economia.

"Isso já chegou à percepção dos consumidores", contou o economista. No entanto, na comparação com maio de 2011, a melhora excessiva no indicador de confiança deve-se a uma base de comparação mais fraca. O ICF, que teve alta de 0,3% em relação a abril, subiu 4,8% na comparação ante maio do ano passado.

"Em maio de 2011, a confiança atingiu o menor nível da série, porque o governo tinha tomado medidas para conter o crédito, e os juros estavam em alta", lembrou Fernandes. "Esse crescimento agora é positivo, mas não espelha uma euforia das famílias para ir às compras. Esperamos um aumento no consumo no segundo semestre, mas ainda moderado".

Na comparação com maio do ano passado, a Intenção de Consumo das Famílias aumentou 7,4% entre a faixa de renda que recebe mais de dez salários mínimos, e 4,8% entre a faixa de renda de até dez salários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES