Argentina restringe compra de TVs do País até setembro

Argentina restringe compra de TVs do País até setembro

Argentina restringe compra de TVs do País até setembro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os televisores fabricados na zona franca de Manaus continuar?o sendo alvo de medidas de salvaguardas para entrar no mercado argentino. Na segunda-feira, o Boletim Oficial (o di?rio oficial argentino) publicou a medida que determina que o governo manter? uma cota para o ingresso dos aparelhos provenientes de Manaus.

Mas o governo da presidente Cristina Fern?ndez de Kirchner deu um sinal de que as medidas contra os televisores brasileiros ser? mais breve do que nos anos anteriores. Enquanto que a salvaguarda em 2007 vigorou doze meses, de janeiro a dezembro, desta vez, em 2008, a medida ser? aplicada somente durante nove meses, at? setembro. A expectativa ? que esta ser? a ?ltima prorroga??o da medida.

As primeiras restri?es surgiram em 2004, quando o ent?o governo do presidente N?stor Kirchner determinou a aplica??o de tarifas alfandeg?rias para a entrada dos televisores Made in Manaus. Em 2005, a restri??o adquiriu o formato de uma cota. Essa restri??o, a pedido dos empres?rios argentinos do setor, foi prorrogada a cada ano.

Os empres?rios nativos alegavam que precisavam recuperar sua capacidade de produ??o. Segundo eles, as ind?strias brasileiras estavam "depredando" o setor na Argentina.

De acordo com as determina?es do governo na ocasi?o, somente poderiam entrar no mercado argentino um volume de televisores equivalente a 10% do mercado local (cujo tamanho real sempre foi alvo de pol?mica entre empres?rios brasileiros e argentinos).

A cota a ser aplicada at? setembro ser? de 175.244 unidades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES