Argentina proibe entrada de comida importada do Brasil

Governo decidiu proibir entrada de alimentos que possuam similares feitos na Argentina

Prateleiras de supermercado.Ilustração. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de um período de trégua, as disputas comerciais entre Brasil e Argentina estão de volta. O governo argentino decidiu proibir a entrada de alimentos importados que possuam similares produzidos localmente.

A barreira argentina começa a vigorar no próximo mês. A notícia preocupa as autoridades brasileiras, que já prometem retaliar.

- Essa decisão sequer foi informada ao Brasil, conforme o acordado entre os dois presidentes. Vamos retaliar.

Segundo um funcionário do governo brasileiro que não quis ser identificada, a reação brasileira vai atingir alimentos similares aos proibidos pelos argentinos.

A partir do dia 10 de junho, inspetores da Secretaria de Comércio da Argentina vão percorrer as gôndolas de supermercados, armazéns e lojas de conveniências para conferir se estão sendo vendidos alimentos importados sem similar nacional.

Serão atingidos produtos brasileiros, como frutas, milho e tomate enlatados. Os consumidores argentinos deixarão de ter acesso a esse tipo de produto importado. Itens como suco de maracujá ou castanha de caju - inexistentes no território argentino - ainda serão permitidos.

O secretário de Comércio da Argentina, Guillermo Moreno, reuniu-se com os diretores dos supermercados e anunciou que a proibição vale a partir de 1º de junho. Homem de confiança da presidente Cristina Kirchner, ele comunicou a decisão apenas verbalmente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES