Brasil: Arroz e carnes pressionam inflação; alta chega a 5,45%

O índice tem se afastado cada vez mais do centro da meta do governo, de 4,5% neste ano

Arroz e Carnes tem aumento de inflação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Puxada pelos preços de alimentos, a inflação acelerou no Brasil no mês passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta quarta-feira (7). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,59% em outubro, depois de ter registrado alta de 0,57% em setembro. É a maior alta desde abril e a segunda maior do ano. No acumulado em 12 meses até setembro, o índice subiu 5,45%, ante 5,28% em setembro.

A inflação ao consumidor no Brasil ficou praticamente no mesmo nível de setembro, com as empresas ainda repassando a recente alta dos alimentos no mercado internacional. Porém, outros índices vêm apontando que o preço dos alimentos deve cair nos próximos meses.

O índice tem se afastado cada vez mais do centro da meta do governo, de 4,5% neste ano.

Os preços dos alimentos tiveram alta de 1,36%, com o maior impacto na alta do mês. Os principais impactos individuais vieram do grupo "alimentação e bebidas". O primeiro foi o arroz, que ficou 9,88% mais caro. Em seguida, as carnes, com alta de 2,04%.

Os preços dispararam nos últimos meses após uma intensa seca nos Estados Unidos. No entanto, as cotações de soja, milho e outras commodities têm recuado nas últimas semanas após analistas revisarem para cima suas projeções para a colheita norte-americana.

"A maior parte do choque nas commodities já chegou ao consumidor", afirmaram analistas do Morgan Stanley em nota.

Dos nove grupos que compõem o IPCA, seis registraram alta superior às vistas em setembro. Os artigos de vestuário chegaram a 1,09%, ante 0,89% no período anterior, enquanto os artigos de residência saíram dos 0,18% de setembro para 0,37% em outubro.

Juros

O BC cortou a Selic em 10 reuniões seguidas para a mínima recorde de 7,25% como parte dos esforços do governo para estimular a economia, que quase caiu em recessão no final do ano passado. Os juros devem seguir nesses níveis por um período "suficientemente prolongado", já informou o BC na ata da sua última reunião de política monetária, no mês passado.

"O IPCA não vai ter implicação nenhnuma para politica monetária. Eles (BC) já decidiram claramente o que vão fazer", disse o economista-chefe da SulAmérica Investimentos, Newton Rosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES