Atividade agropecuária registra crescimento próximo de 18% no 1º semestre

De acordo com o IBGE, os ganhos de produtividade das lavouras são um dos principais fatores para o crescimento

Atividade tem forte impacto nas receitas do Brasil | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No segundo trimestre de 2023, o Brasil registrou um crescimento notável em seu Produto Interno Bruto (PIB), com um aumento de 0,9% em relação ao trimestre anterior, quando ajustado sazonalmente. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o PIB cresceu substanciais 3,4%. Durante o primeiro semestre, a economia experimentou um crescimento acumulado de 3,7%.

Os números em valores correntes impressionam, com o PIB atingindo a marca de R$ 2,651 trilhões no segundo trimestre de 2023 e um dos principais impulsionadores desse crescimento foi o setor agropecuário, que apresentou um aumento surpreendente de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. Esse desempenho excepcional pode ser atribuído, em grande parte, ao sucesso de produtos agrícolas de destaque no segundo trimestre, incluindo soja (com um aumento de 24,5%), milho (13,7%), algodão (10,2%) e café (5,3%).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ressalta que os ganhos de produtividade nas lavouras desempenharam um papel fundamental nesse crescimento. 

No cenário internacional, as exportações de bens e serviços brasileiros registraram um notável aumento de 12,1%, enquanto as importações de bens e serviços aumentaram em 2,1% durante o segundo trimestre de 2023. Esse crescimento nas exportações foi especialmente impulsionado por produtos agropecuários, minerais extrativos e alimentos.

A distribuição das atividades no Valor Agregado mostra que a Agropecuária contribui com 7,9%, a Indústria com 23,9% e os Serviços com 68,2% para o PIB brasileiro. No geral, o primeiro semestre de 2023 revelou um crescimento notável em relação ao mesmo período de 2022, com a Agropecuária liderando o caminho com um impressionante crescimento de 17,9%, seguida pela Indústria com 1,7% e pelos Serviços com 2,6%.

Esses números, quando relacionados à participação de cada setor no Valor Agregado, mostram que a Agropecuária contribui com impressionantes 38,2% para o PIB, enquanto a Indústria representa 10,98% e os Serviços, 47,9%. Isso significa que a Agropecuária desempenhou um papel significativo no crescimento econômico do país, representando quase cinco vezes o tamanho de sua contribuição usual.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES