Atividade turística do Brasil registra aumento de 7,8% em julho

Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. No acumulado do ano, o crescimento já registra 8,4%

Turismo registra crescimento no país | Rogério Cassimiro/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa Mensal de Serviços, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada nesta semana, revelou uma notável retomada no potencial turístico do Brasil. O indicador que avalia a atividade turística no país, durante o mês de julho, apresentou um aumento de 7,8% em relação ao mesmo período de 2022, marcando uma recuperação após o primeiro ano pós-pandemia. O setor de serviços, no qual o turismo está inserido, também demonstrou crescimento, operando 12,8% acima do mesmo mês do ano anterior.

De acordo com a pesquisa, esse movimento positivo foi impulsionado pelo aumento na receita das empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo de passageiros, locação de automóveis, restaurantes, serviços de bufê, transporte rodoviário coletivo de passageiros, hotéis e agências de viagens.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou que o turismo tem um grande potencial para contribuir ainda mais com a economia do país, gerando riquezas, renda e empregos. Ele destacou que o turismo é uma atividade sustentável, uma "indústria verde", especialmente no Brasil, que possui uma riqueza natural abundante. O ministro enfatizou que estão trabalhando para promover investimentos e desenvolver o setor.

Analisando a perspectiva regional, alguns estados se destacaram significativamente. São Paulo registrou um aumento de 9,4%, o Rio de Janeiro com 14,0%, Minas Gerais com 16,1% e a Bahia com impressionantes 21,5% a mais do que o registrado no ano anterior.

Comparando com o mês de junho do mesmo ano, o índice apresentou um aumento de 0,7%, sendo liderado por São Paulo, com uma alta de 4,2%, seguido pela Bahia (4,4%), Rio de Janeiro (1,4%) e Rio Grande do Sul (1,9%). As maiores pressões para baixo vieram do Distrito Federal (-3,7%) e Espírito Santo (-4,4%). Na comparação com o período pré-pandemia, em fevereiro de 2020, o índice também demonstrou um aumento de 6,2%.

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é realizada com base em cálculos relacionados às atividades do setor de turismo, como hotéis, transporte (aéreo e rodoviário), agências de viagens, restaurantes e outros. O levantamento abrange 22 dos 166 serviços acompanhados pelo IBGE.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES