Aumento de 7% na gasolina é ‘plausível’, afirma Fazenda

Governo não decidiu quando ocorrerá o reajuste, diz secretário. Mudança na mistura de etanol na gasolina só deve acontecer em abril

Avalie a matéria:
Aumento de 7% na gasolina é ‘plausível’, afirma Fazenda | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, Antonio Henrique da Silveira, disse nesta quarta-feira (16) que a defasagem no valor da gasolina no Brasil em relação ao internacional é de cerca de 7% e que um reajuste no preço do combustível neste patamar é ?plausível?. Ele apontou, entretanto, que o governo ainda não decidiu quando será este aumento.

Silveira informou ainda que, antes de abril, não deve haver aumento no percentual da mistura de etanol na gasolina, dos atuais 20% para 25%. De acordo com ele, neste momento ocorre a entressafra na produção do etanol e a prioridade do governo é garantir o abastecimento.

Ainda segundo Silveira, o impacto do aumento dos combustíveis na inflação vai depender da data de aplicação do reajuste e da sua intensidade. O secretário informou que a defasagem do diesel no Brasil, em relação ao preço internacional, varia entre 4% e 5%.

Reportagem do jornal ?O Estado de S. Paulo? da terça (15) informa que o governo deve anunciar na próxima semana um reajuste de 7% para a gasolina. Também na terça, o ministro interino da Fazenda, Arno Augustin, secretário do Tesouro Nacional, declarou que não há "decisão" sobre o aumento do preço da gasolina no país.

No fim do ano passado, o ministro Guido Mantega , titular do Ministério da Fazenda , anunciou que haverá aumento no preço da gasolina neste ano. Entretanto, ele não informou quando será anunciado o reajuste, e nem qual o percentual de correção.

"Certamente, haverá aumento em 2013. Não é nada excepcional isso. Neste ano, teve aumento. O preço vai subir", declarou ele na ocasião. Mantega também é presidente do Conselho de Administração da Petrobras. "No momento correto, a Petrobras anunciará o reajuste. Haverá aumento no momento adequado, que não sei dizer. Se soubesse, não diria porque mexe com o mercado", afirmou ele em dezembro de 2012.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES