Aumento de preços médicos será o maior da história, diz entidade

A inflação médica é a variação de custos médicos e hospitalares

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inflação médica deverá atingir seu recorde histórico no ano que vem, encostando em 20%, de acordo com projeções da CNS (Confederação Nacional da Saúde), a entidade dos prestadores de serviços do setor.

No jargão de mercado, inflação médica é a variação de custos médicos e hospitalares, um cálculo que inclui a mudança de preços e também o aumento da frequência de uso de serviços de clínicas, laboratórios, hospitais etc.

A expectativa para a inflação dos demais preços é de cerca de um terço disso -pelo boletim Focus, organizado pelo Banco Central, o IPCA deve ser de 7,04%.

Essa diferença "não é exclusividade do Brasil", afirma Maurício Lopes, vice-presidente de Saúde da seguradora SulAmérica.

"A inflação médica versus a ordinária flutua entre duas vezes e cinco vezes ao redor do mundo", segundo ele.

O aumento decorre de novas tecnologias, que custam caro, e do envelhecimento da população, que passa a precisar mais de assistência médica, afirma Tércio Kasten, presidente da CNS.

"É muito preocupante. As seguradoras precisarão repassar o aumento, mas as empresas que contratam planos não vão ter dinheiro", diz ele.

Os segurados de planos coletivos que temem perder seus empregos buscam mais o serviço, o que pressiona a inflação médica, diz Irlau Machado, presidente da NotreDame Intermédica.

"E há expectativa de epidemia de dengue, que onera hospitais de forma contundente", complementa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES