Avaliadas em bilhões! As cinco fazendas maiores e mais caras do Brasil

Elas não apenas testemunham a grandiosidade da agricultura brasileira, mas também abrigam histórias, desafios e conquistas que moldaram o panorama agrícola ao longo dos anos.

A fazenda Nova Piratininga está no topo | Fazenda Nova Piratininga
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil, reconhecido mundialmente por sua vastidão geográfica e abundância natural, possui uma história profundamente conectada à agricultura e pecuária. Dentro desse vasto território, destacam-se fazendas gigantes que desempenham papel crucial na produção de alimentos e na economia nacional. Neste texto, embarcaremos em uma jornada fascinante pelo coração rural brasileiro, explorando as cinco maiores propriedades do país. Elas não apenas testemunham a grandiosidade da agricultura brasileira, mas também abrigam histórias, desafios e conquistas que moldaram o panorama agrícola ao longo dos anos.

Fazenda Nova Piratininga

Leia Mais

Localizada nos estados de Goiás e Tocantins, a Fazenda Nova Piratininga é uma gigante rural brasileira, ocupando uma extensão de 135 mil hectares. Essa área equivale à dimensão de metrópoles como o Rio de Janeiro ou Nova York, registrada em uma única matrícula no cartório de imóveis local, uma raridade no Brasil. Após trocar de proprietário em dezembro de 2010, passando das mãos do empresário Wagner Canhedo para três empresários goianos, a fazenda passou por uma transformação notável. Sob a gestão de João Alves de Queiroz Filho, conhecido como Júnior, a propriedade se tornou exemplo de produtividade, com destaque para um rebanho de 105 mil nelores puros ou cruzados com angus. Além da pecuária, a fazenda se destaca na agricultura, com cultivo em larga escala de soja e milho, impulsionado por investimentos em tecnologia agrícola. A Nova Piratininga é um modelo de integração sustentável, com práticas para redução da emissão de gases de efeito estufa e extensas áreas de preservação ambiental. A fazenda é avaliada em quase R$ 5 bilhões

Fazenda Roncador

Localizada em Querência, Mato Grosso, a Fazenda Roncador é um exemplo notável de empreendimento agropecuário que evoluiu ao longo das décadas. Fundada em 1978 por Pelerson Soares Penido, a fazenda iniciou um novo ciclo há pouco mais de dez anos, adotando práticas sustentáveis e de integração laboral-pecuária. Hoje, é um caso de sucesso na produção de alimentos, alcançando um aumento surpreendente de 41 vezes no volume produzido na mesma área, sem derrubar árvores. A fazenda contribui significativamente no combate ao aquecimento global e se destaca por oferecer infraestrutura e serviços para a comunidade local. Além disso, adota a convivência com a vida selvagem, permitindo a circulação de animais como onças, araras e antas em suas florestas nativas.

Fazenda São Marcelo

Localizada em Tangará da Serra e Juruena, Mato Grosso, a Fazenda São Marcelo é a quarta maior fazenda de gado de corte do Brasil. Adquirida pela Agropecuária Jacarezinho, controlada por Marcos Molina, a fazenda destaca-se por ter se tornado a primeira propriedade pecuária do mundo a obter a certificação da ONG Rainforest Alliance, evidenciando práticas seguras e compromisso ambiental. Com 35 mil hectares, abriga 40 mil cabeças de gado, além de extensas áreas de florestas nativas e reserva legal. A fazenda cultiva uma relação sustentável entre produção agropecuária e práticas ambientais responsáveis.

Fazenda Conforto

Em Nova Crixás-Goiás, a Fazenda Conforto teve início em 1996 com foco em recreação e engorda de bois. Em 2006, adotou o sistema de confinamento, impulsionando produtividade e estabelecendo uma integração sustentável entre indústria, confinamento e parceiros. Com mais de 12.000 hectares, a fazenda é referência na gestão do agronegócio brasileiro, premiada como o maior confinamento do Brasil em 2011. Sua estrutura impressionante demonstra compromisso com qualidade, inovação e sustentabilidade na produção agropecuária.

Grupo Amaggi

Fundado há quase quatro décadas, o Grupo Amaggi, com sede em Rondonópolis, Mato Grosso, destaca-se como um dos maiores produtores individuais de soja do mundo. Operando quatro divisões de empresas relacionadas ao agronegócio, a empresa gerencia mais de 252,3 mil hectares de terras no Mato Grosso. Com 20 fazendas, o grupo atua em diversas áreas, incluindo agricultura, pecuária e reflorestamento. Destacam-se a Fazenda Tanguro, com 80,8 mil hectares, e a Fazenda Tucunaré, com 44,5 mil hectares, ambas exemplificando a amplitude da atuação do grupo na conservação e utilização sustentável de diferentes ecossistemas. O Grupo Amaggi é reconhecido globalmente pelo compromisso com a sustentabilidade, diversificação de atividades e gestão responsável de terras, liderando o agronegócio brasileiro e contribuindo para o cenário agroindustrial global.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES