Bahia terá complexo capaz de gerar energia para 1,37 milhão de casas

O Brasil é apontado como líder na transição energética, estando à frente de países como Índia e Estados Unidos.

Complexo eólico | Ari Versiani
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O centro-norte do estado da Bahia vai contar com um complexo eólico que tem capacidade de abastecer 1,37 milhão de casas. A obra está em fase de implementação e conta com recursos de R$ 3,16 bilhões proveniente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Este projeto, denominado Babilônia Centro, tem a expectativa de entrar em operação no mês de outubro de 2025.

Este empreendimento, fruto de uma joint-venture entre a Casa dos Ventos e a ArcelorMittal, é destaque ao receber o maior volume de recursos já concedido pelo BNDES a um projeto de geração de energia renovável. A empresa beneficiária do crédito, Ventos de Santo Antônio Comercializadora de Energia S.A., terá à disposição 80% do total de investimentos necessários para o desenvolvimento do Babilônia Centro.

Situado nos municípios de Morro do Chapéu e Várzea Nova, o complexo apresenta números impressionantes, contando com 123 aerogeradores, uma capacidade instalada de 553,5 megawatts (MW) e uma projeção de geração de energia estimada em 267 MW médios. Destaca-se ainda que o Babilônia Centro desempenhará um papel fundamental no fornecimento de aproximadamente 40% da demanda elétrica da ArcelorMittal no Brasil.

A infraestrutura do complexo incluirá uma rede de média tensão que conduzirá a energia gerada pelos aerogeradores até a subestação coletora do Babilônia Centro. A conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN) será estabelecida por meio de uma linha de transmissão com cerca de 17 km até a subestação Ourolândia II, já em operação.

O BNDES reforça seu compromisso com projetos de grande escala voltados para a geração de energia renovável, promovendo uma matriz energética mais sustentável para o Brasil. Aloizio Mercadante, presidente da instituição, destaca que a operação contribuirá significativamente para a redução das emissões de CO2, estimando uma diminuição anual de aproximadamente 950 mil toneladas desse gás na atmosfera.

Durante a fase de implantação do empreendimento, a previsão é a criação de 1,5 mil postos de trabalho diretos e 3 mil indiretos. Após a conclusão, o complexo eólico deverá empregar diretamente 80 funcionários e mais 150 de forma indireta.

O Brasil é apontado como líder na transição energética, estando à frente de países como Índia e Estados Unidos. Luciana Costa, diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, destaca que o país já investe em parques eólicos e solares há duas décadas. Projetos como o Babilônia são fundamentais para sustentar o contínuo crescimento das fontes renováveis de energia, conforme indicado pela Agência Internacional de Energia (IEA). Essa expansão tem sido notável, com o Brasil desempenhando um papel de destaque entre os países mais relevantes nesse cenário. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES