Baixa renda lidera a procura por crédito

Pesquisa da Serasa mostra que procura do consumidor chegou a níveis recordes em maio

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Puxado pela vontade de comprar da população de baixa renda, o número de consumidores que buscaram crédito no mês de maio cresceu 10% na comparação com abril. Pesquisa da consultoria Serasa Experian, divulgada nesta quarta-feira (9), mostra que a demanda atingiu um patamar recorde neste mês, chegando aos 119,1 pontos segundo o estudo.

O patamar é o maior de toda a série do Indicador da Demanda do Consumidor por Crédito, que começou em janeiro de 2007. Em um ano, essa procura subiu 20,6%, na média de todas as faixas de renda.

O grupo que mais buscou empréstimos e financiamentos foi daqueles consumidores que ganham menos de R$ 500 por mês. A alta foi de 15,7% na comparação com abril. Em um ano, esse número aumentou 44,3%.

Com exceção dos consumidores que ganham mais de R$ 10 mil por mês, todas as faixas de rendimento apresentaram avanços. Apesar disso, é justamente a alta renda que ainda concentra a maioria do crédito nos primeiros cinco meses do ano (27,1%).

A Serasa aponta algumas datas comemorativas como grande impulso para essa procura por dinheiro.

- O Dia das Mães, a proximidade da Copa da África, o aumento da massa salarial real e das condições ainda favoráveis encontradas pelo consumidor junto às lojas e instituições financeiras elevaram o apetite do consumidor por crédito.

Até o fim do ano, essa busca deve recuar, como reflexo do aumento nas taxas de juros promovido pelo Banco Central. A taxa Selic (hoje em 9,5% ao ano) pode ser elevada novamente para que o banco mantenha sob controle a inflação, causada pelo excesso de crédito barato nos últimos meses. A medida deve encarecer os empréstimos e frear o consumo.

O Indicador da Demanda do Consumidor por Crédito consulta cerca de 11,5 milhões de CPFs dos consumidores, levando em conta as transações entre essas pessoas e as instituições financeiras. Esse índice é, depois, dividido por região geográfica e por classe de renda mensal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES