Nova diretoria assume o Banco PanAmericano

Antiga diretoria foi substituída após fraude que causou rombo de R$ 2,5 bilhões ao banco

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco Central aprovou nesta quarta-feira (10) os nomes do novo grupo de diretores para o Banco Panamericano. A antiga diretoria havia sido demitida depois que um problema com os balanços do banco fizeram com que o Grupo Silvio Santos, maior controlador do Panamericano, tivesse que pedir R$ 2,5 bilhões emprestados para cobrir o rombo causado.

O problema começou quando o banco verificou ?inconsistências contábeis que não permitem que as demonstrações financeiras reflitam a real situação patrimonial da entidade".

O rombo é resultado de ativos e créditos fictícios registrados por diretores do Panamericano para ?inflar os resultados da instituição e, suspeita-se, melhorar os bônus dos executivos?, segundo informou o jornal O Estado de S.Paulo. Essa jogada da diretoria, que foi toda demitida ontem, foi descoberta há cerca de um mês pelo Banco Central.

Nesta quarta, o BC aprovou os novos nomes, entre eles o de Celso Antunes da Costa, ex-diretor de Integração da Nossa Caixa; o de Celso Zanin, da Caixa Econômica Federal; e outros como Raphael Rezende Neto, Mario Ferreira Neto, José Alfredo Lattaro, José Henrique Marques da Cruz, Eliel Teixeira de Almeida e Ivan Dumont Silva.

Na última terça-feira (9), o Grupo Silvio Santos, que controla o Panamericano, disse que levantou essa bolada para ?restabelecer o pleno equilíbrio patrimonial e ampliar a liquidez operacional da instituição?.

O dinheiro virá do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), uma entidade privada constituída por todos os bancos que operam no Brasil e que garante depósitos de clientes nas instituições financeiras em caso de problema nos bancos.

Em outras palavras, é como se uma empresa tivesse salvado as contas do banco para evitar uma intervenção do Banco Central ? que poderia arrastar outros bancos para a crise e jogar incertezas no mercado financeiro brasileiro., que inclui 34 companhias. Entre os bens usados como garantia estão a fábrica de cosméticos Jequiti e o hotel Jequitimar, no litoral de São Paulo.

Para conseguir o dinheiro, aprovado pelos membros do FGC na noite desta terça, o Grupo Silvio Santos ofereceu como garantia os bens de seu patrimônio empresarial

O SBT faz parte deste rol, mas nem a diretoria do canal de televisão, tampouco o Panamericano confirmaram que a emissora seria usada para este fim. Por meio de suas assessorias, as empresas somente informaram que não iriam se manifestar sobre o caso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES