Banco Central dos EUA eleva juros em 0,25 ponto percentual; 9ª alta seguida

A decisão ocorre após dias de turbulência no setor bancário americano, que teve a falência do banco SVB e um plano de apoio ao First Republic, de US$ 30 bilhões.

Banco Central dos EUA eleva juros em 0,25 ponto percentual; 9ª alta seguida | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O banco central dos Estados Unidos, Federal Reserve (Fed)aumentou suas taxas de juros do país para uma faixa de 4,75% a 5% — uma alta de 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira (22). A elevação se encontra dentro das expectativas de mercado.

A decisão do Fed ocorre após dias de turbulência no setor bancário americano, que teve a falência do banco SVB e um plano de apoio ao First Republic, de US$ 30 bilhões.

Banco Central dos EUA eleva juros em 0,25 ponto percentual; 9ª alta seguida (Foto: Reprodução/REUTERS/Joshua Roberts)"O sistema bancário dos EUA é sólido e resiliente. Acontecimentos recentes devem resultar em condições de crédito mais restritivas para famílias e empresas e pesar na atividade econômica, nas contratações e na inflação. A extensão desses efeitos é incerta. O Comitê permanece altamente atento aos riscos de inflação", disse o comunicado do banco central americano.

A decisão também destaca que a inflação do país segue elevada, com emprego em alta e em "ritmo robusto". Outro fator apontado pelo Fed são os indicativos de um crescimento modesto de gastos e da produção.

Confira a íntegra do comunicado do Fed:

Indicadores recentes apontam para um crescimento modesto dos gastos e da produção. Os ganhos de emprego aumentaram nos últimos meses e estão a correr a um ritmo robusto; a taxa de desemprego manteve-se baixa. A inflação continua elevada.

O sistema bancário dos EUA é sólido e resiliente. É provável que os desenvolvimentos recentes resultem em condições de crédito mais apertadas para as famílias e as empresas e pesem sobre a atividade económica, as contratações e a inflação. A extensão desses efeitos é incerta. O Comité mantém-se muito atento aos riscos de inflação.

O Comitê busca alcançar o máximo de emprego e inflação à taxa de 2% no longo prazo. Em apoio a essas metas, o Comitê decidiu aumentar a faixa de meta para a taxa de fundos federais para 4-3/4 a 5%. O Comité acompanhará de perto as informações recebidas e avaliará as implicações para a política monetária. O Comitê antecipa que alguma consolidação de política adicional pode ser apropriada para alcançar uma postura de política monetária que seja suficientemente restritiva para retornar a inflação a 2% ao longo do tempo. Ao determinar a extensão dos futuros aumentos do intervalo de metas, o Comité terá em conta o aperto cumulativo da política monetária, os desfasamentos com que a política monetária afecta a actividade económica e a inflação e a evolução económica e financeira. Além disso, o Comitê continuará reduzindo suas participações em títulos do Tesouro e dívida de agências e títulos lastreados em hipotecas de agências, conforme descrito em seus planos anunciados anteriormente. O Comitê está fortemente comprometido em devolver a inflação ao seu objetivo de 2%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES