BC prevê aumento do desemprego

No final de 2008, a taxa estava em 6,8%, mas subiu devido à piora na crise internacional de crédito

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco Central prevê que a taxa de desemprego deve chegar a um pico de 9,8% em julho e encerrar o ano em 7,6%, de acordo com o diretor de Política Econômica do BC, Mário Mesquita.

O último dado divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que a taxa de desemprego nas seis principais regiões metropolitanas do Brasil ficou em 8,8% em maio, praticamente estável em relação a abril (quando a taxa ficou em 8,9%).

No final de 2008, a taxa estava em 6,8%, mas subiu devido à piora na crise internacional de crédito.

A média da taxa de desemprego deve ficar em 8,8% neste ano, ante 7,9% no ano passado, segundo o BC.

Em maio, o presidente do BC, Henrique Meirelles, disse que o nível de desemprego retornaria ao patamar observado em 2007. Naquela época, esse indicador registrou uma média de 9,3%.

Salários

O BC prevê também um aumento da massa salarial de 2,5% neste ano, depois do avanço de 6,9% em 2008. Nos 12 meses encerrados em maio deste ano, cresceu 3,3%.

O número não considera a renda do funcionalismo público, aposentados e Bolsa Família. Com isso, o percentual sobe para 3,5%.

O diretor atribui esse crescimento menor à mudança provocada pela crise. "Os rendimentos nominais estavam crescendo em um ritmo muito forte no ano passado e agora mostram uma desaceleração", afirmou.

"Temos uma taxa de desemprego maior que a observada no ano passado, mas muito inferior à média observada no país."

PIB

O Banco Central revisou a projeção de crescimento da economia em 2009 de 1,2% para 0,8%. A nova previsão faz parte do Relatório de Inflação do segundo trimestre, divulgado nesta sexta-feira.

O número está um pouco abaixo da estimativa do Ministério da Fazenda, que em março reduziu a previsão de crescimento da economia de 2% para 1%.

De acordo com o BC, a redução na previsão de crescimento reflete uma expectativa de impactos maiores da crise econômica na indústria. A instituição estima uma queda de 2,2% no PIB do setor. A previsão anterior era de um aumento de 0,1%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES