Banco Central vai receber prêmio internacional por ter criado o Pix

Pix tem se destacado como um modelo de excelência na inovação financeira.

Sistema de transferência é premiado | Marcello Casal Jr./Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Pix, o inovador sistema de transferências instantâneas desenvolvido pelo Banco Central (BC), será honrado com o prestigioso prêmio Bravo Beacon of Innovation pelo Council of the Americas (COA). Com uma base de 153,4 milhões de usuários e um constante aumento no número de transações diárias, o Pix tem se destacado como um modelo de excelência na inovação financeira.

A cerimônia de premiação está programada para o próximo dia 20 em Miami, nos Estados Unidos, onde o presidente do BC, Roberto Campos Neto, receberá o prêmio em reconhecimento ao impacto transformador do Pix. O COA, uma respeitável organização internacional que representa diversos setores, incluindo instituições financeiras, consultorias, consumo, manufatura, transporte, mídia, tecnologia, mineração e energia, premia iniciativas exemplares nos negócios e na política do mundo ocidental.

O COA enfatizou que o Pix foi uma iniciativa pioneira que se tornou um modelo de sucesso em inclusão financeira e bancarização. Além disso, destacou que outros Bancos Centrais em diferentes partes do mundo estão buscando replicar o sistema de transferências instantâneas, que opera 24 horas por dia.

"Desde seu lançamento há menos de três anos, o Pix tem alcançado um tremendo sucesso, agora sendo adotado por mais de 700 instituições financeiras e por 80% dos adultos brasileiros, promovendo uma inclusão financeira sem precedentes no Brasil", afirmou o COA ao justificar a premiação ao Pix.

A organização destacou que o Pix tem revolucionado os serviços financeiros no Brasil, liderando os pagamentos no varejo e reduzindo os desafios e custos associados à transferência de dinheiro. O Banco Central também mencionou outros reconhecimentos que o Pix recebeu, incluindo o título de órgão mais inovador do Brasil em 2023 no 1º Congresso IBGP de Inovação Pública com foco no Cidadão, e o primeiro lugar na categoria Ministério e Órgãos Federais.

No que diz respeito às transações, o Pix quebrou um novo recorde, com 650,7 milhões de chaves registradas por 153,4 milhões de usuários. Somente na última sexta-feira (6), foram registradas impressionantes 163 milhões de transações, superando a marca de 160 milhões em 24 horas pela primeira vez. O recorde anterior, estabelecido em 6 de setembro, era de 152,7 milhões de transações. Em agosto, o BC reportou que o sistema ultrapassou a marca de R$ 1,53 trilhão movimentados por mês. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES