Banco Mundial e FMI preveem retração de mais de 2% no PIB da América Latina

Entidades anunciaram estmativas de queda na economia da região

Nicolas Eyzaguirre | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duas previsões negativas sobre o desempenho da economia da América Latina foram divulgadas nesta sexta-feira (3) pelo Banco Mundial (Bird) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

De acordo com estimativa do Bird, a economia latina sofrerá neste ano um impacto forte e terá contração entre 2% e 2,5%; o crescimento, no entanto, voltará em 2010, em uma recuperação lenta e desigual.

Também na avaliação de Nicolas Eyzaguirre, diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Hemisfério Ocidental, a crise resultará em retração da economia da região.

"Em média, a América Latina terá uma queda possivelmente maior que 2%", disse nesta sexta-feira em uma reunião de ministros de Finanças das Américas realizada no Chile.

Banco Mundial

A estimativa do Bird para 2009 representa uma revisão para baixo em relação ao último relatório do organismo sobre a região, de abril, quando a previsão era de uma queda regional de entre 0,5% e 1,5%.

Na véspera, porém, o presidente do Bird, Robert Zoellick, destacou a posição vantajosa dos maiores países da América Latina para enfrentar a crise econômica.

"Tendo trabalhado com crises durante os anos 80 e 90, o que mais chama a atenção é como a América Latina lida com esta crise em uma posição diferente", disse Zoellick, após uma reunião com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, em Santiago.

FMI

Nicolas Eyzaguirre, diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) para o Hemisfério Ocidental, acrescentou que a economia global começou a voltar ao normal, embora esteja um pouco mais fraca que o esperado nos primeiros dois trimestres deste ano. "A recuperação começou a se materializar com mais vigor, de maneira a mudar um pouco as perspectivas de queda para 2009, e melhorar os prognósticos para 2010."

Eyzaguirre disse que os Estados Unidos devem se recuperar mais rapidamente que outras partes do mundo desenvolvido, por conta das agressivas políticas fiscal e monetária.

"É possível que a economia dos Estados Unidos esteja em território positivo em 2010, mas Europa e Japão vão continuar um pouco atrás. Assim, o comércio internacional ficará muito lento este ano e no próximo", acrescentou.

"Isso impactará as economias abertas e as menores também, que continuarão a ter relativa dificuldade para exportar."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES