Banco Popular vai lançar moeda social para ações empreendedoras em THE

Em Teresina, o Banco Popular, que incentiva as ações empreendedoras na capital com taxas de juros mais baixas, está se preparando para lançar moeda

BENEFÍCIOS | Nova moeda para pequenos capitais financeiros | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco Popular de Teresina está em processo, para, a partir de julho deste ano, começar a concessão de empréstimos a pessoas associadas aos grupos de produção e cooperativas. Nestes casos a taxa de juros será 0,5%. Enquanto isso, os empréstimos pessoais, que a instituição já oferece, terão as taxas reduzidas de 1,5% para 1%.

A grande inovação que o Banco Popular pretende conseguir este ano é a criação de um Banco de Moeda Social, onde este tem como principal função complementar ao Real (Moeda Nacional). O circulante local tem lastro na moeda nacional, ou seja, para cada moeda emitida, existe no banco comunitário um correspondente em real. O banco, que é ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo ? SEMDEC, foi criado para apoiar as ações empreendedoras na capital.

De acordo com Olavo Braz, secretário da Economia Solidária de Teresina, o Banco Popular é muito procurado, principalmente, por proprietários de pequenas fábricas de confecções, cosméticos e lanchonetes. A liberação de créditos vai de R$ 200 até R$ 2.500 por pessoas.

?Em 2012, foram 2.513 empréstimos, sendo que a procura também é maior por parte das mulheres?, afirma Olavo, acrescentando que o capital de giro é em torno de 2.700 reais e que o índice de inadimplência é de apenas 3%. Atualmente, o Banco Popular não está concedendo empréstimos, devidos a outras mudanças que estão ocorrendo. Por enquanto, ele está atendendo apenas questões relacionadas ao redesconto, juros e informações sobre os empréstimos. Mas em maio voltará às atividades.

Nova moeda beneficia pequenos clientes

A moeda local e de cunho social que o Banco Popular de Teresina vai implantar só terá circulação no espaço associado dentro da própria comunidade e beneficiará principalmente quem estiver precisando de pequenos capitais financeiros, como por exemplo, os artesãos.

?Em princípio, o Banco Popular foi destinado ao microcrédito de forma geral, e isso ainda vai acontecer, mas o nosso foco também vai ser voltado para grupos de pequenos produtores articulados?, informa Olavo Braz, secretário da Economia Solidária de Teresina.

Ainda segundo o secretário, o Banco Popular de Teresina, para esta grande inovação, está articulando com a UFPI, Banco de Palmas, no Ceará, USP, Universidade da Bahia e outros componentes. Já existem 1.500 Bancos de Moeda Social em todo país e no Piauí eles já se encontram nas cidades de Pedro II e Cocais.

O projeto ?Banco de Moeda Social? é realizado por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, através da Secretaria Nacional de Economia Solidária, que desenvolve o Projeto de Finanças Solidárias, com base em Bancos Comunitários de todo o Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES