Bancos já antecipam restituição do IR; confira os juros e veja se vale a pena

A alternativa é oferecida como uma facilidade para o consumidor que quer usar o recurso para pagar dívidas ou como uma renda extra.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alguns dos principais bancos do País darão início nesta quinta-feira (6) à possibilidade de antecipação de até 100% da restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física). A alternativa é oferecida como uma facilidade para o consumidor que quer usar o recurso para pagar dívidas ou como uma renda extra.

Antes de contratar este tipo de operação, porém, o consumidor deve ficar atento às taxas de juros cobradas para liberar o recurso, que variam de banco para banco.

lém disso, apesar de essa linha geralmente possuir juros menores que os de outras modalidades de empréstimo, é preciso ficar atento ao Custo Efetivo Total (CET) da operação.

"Não é apenas o valor dos juros que determina se um empréstimo é mais vantajoso que outro. As instituições financeiras cobram taxas e impostos para realizar este tipo de operação, como IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e tarifas bancárias, por exemplo", alerta Renata Reis, supervisora de Assuntos Financeiros e Habitação do Procon-SP.

O educador e presidente da DSOP Educação Financeira e da Editora DSOP, Reinaldo Domingos, aconselha o consumidor a analisar os motivos para solicitar o recurso. Caso a antecipação tenha como motivação a quitação de débitos no cartão de crédito ou cheque especial, por exemplo, ela pode ser uma boa opção, considerando que as taxas são inferiores.

Se a ideia for comprar um bem material, o contribuinte deve avaliar a real necessidade de adquirir o bem e se o valor da compra do produto à vista terá um desconto considerável que justifique a antecipação.

Fique atento também a informações sobre possíveis custos adicionais e juros que serão cobrados pelo período em que demorar para sair a restituição do consumidor.

De olho na malha fina

Existe ainda um ponto crucial ao solicitar a linha de crédito. A antecipação significa que o contribuinte irá pegar um dinheiro que lhe pertence, mas ainda não foi processado pela Receita Federal.

Contudo, não há garantias de que não haja alguma restrição para a restituição do valor demonstrado na entrega da declaração.

"Isso não significa que a pessoa seja sonegadora, mas pode haver problema", afirma Domingues.

Caso o contribuinte caia na malha fina, terá de arcar com a dívida do valor que foi antecipado. "Nesse caso, as taxas de crédito ao consumidor são praticamente o dobro do valor da taxa de antecipação", complementa o educador.

Confira as taxas de juros dos principais banco para antecipar o IR:

Instituição Taxa de juro Início da operação

CEF a partir de 1,57% a.m. 06/3/2014

Banco do Brasil ainda não definida* 06/3/2014

HSBC de 1,79% a 3,49% a.m. 06/3/2014

Bradesco a partir de 2,25% a.m 06/3/2014

Itaú 4,44% a.m já em vigor



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES