Bancos vão deixar de operar com TED e DOC até fevereiro de 2024

Motivo é o desinteresse do público pelas operações após o surgimento do PIX.

Bancos deixarão de operar com DOC e TEC | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou nesta quinta-feira, 4, que os bancos deixarão de disponizar aos clientes a modalidade de pagamento via Documento de Ordem de Crédito (DOC) para pessoas físicas e jurídicas e também a Transferência Especial de Crédito (TEC), feita especialmente para empresas destinado a pagamento de benefícios de funcionários. A data de extinção é 29 de fevereiro de 2024.

Segundo a entidade, o motivo da decisão é o desinteresse do público que, ao longo dos anos, reduziu significativamente o uso dessa forma de pagamento, criado em 1985 pelo Banco Central. 

De acordo com a Febraban, os usuários preferem as formas mais rápidas e mais baratas de transferência de dinheiro, especialmetne depois do lançamento do Pix, em novembro de 2020.

O presidente da Febraban, Isaac Sidney, afirma que a finalidade é melhorar a conveniência para os clientes. 

“Com o surgimento do PIX e a alta movimentação bancária com menores taxas, tanto a TEC, quando o DOC, deixaram de ser a primeira opção dos clientes, que têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito e instantâneo”, disse.

Pesquisa

Levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento aponta que em 2022, as transações via DOC somaram 59 milhões de operações, apenas 3,7% do total de 63,07 bilhões de operações realizadas. 

No Brasil, o Pix, que não tem custo e é instantâneo, é campeão das operações. Ele é seguido por outras modalidades de pagamento de menor custo aos clientes.

Em 2022, segundo dados do Banco Central, foram feitas 24 bilhões de transações via Pix; 18,2 bilhões pelo cartão de crédito; 15,6 bilhões, cartão de débito; 4 bilhões por boletos; 1,01 bilhão via TED; 202,8 milhões, cheques; 59 milhões via DOC.

Além do DOC, a Febraban também serão extintas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES