Bancos vão fechar por 2 horas na segunda-feira por reajuste salarial e segurança no PI

Bancários reivindicam reajuste salarial e mais segurança nas agências. Caso pedidos não sejam atendidos, uma greve deve ser anunciada na segunda-feira

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os bancários irão atrasar o expediente nas agências bancárias em duas horas na próxima segunda-feira (15) em todo o estado, no Dia Nacional das Lutas, promovido pelo Sindicato dos Bancários do Piauí na tentativa de antecipar a negociação com os bancos. 

Uma mobilização deve acontecer no centro de Teresina, onde serão reivindicados o reajuste salarial e mais segurança nas agências. Caso não sejam atendidos, uma greve deve ser anunciada no mesmo dia.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato do Bancários, João Sales Neto, a categoria ainda luta por uma série de reivindicações que são ignoradas pelos banqueiros há muito tempo. Uma delas é o reajuste salarial de 12,5% que tem sido o principal pedido da categoria, além de vale alimentação. 

“Nós queremos um ganho real de 5% acima da inflação, por isso o reajuste deve ser de 12,5%. Nós estamos com essa reivindicação há um tempo e ainda não fomos atendidos. É um reajuste simples e os bancos têm condições de nos atender”, explica.

A contratação de mais pessoal também é um dos pedidos da categoria, que reclama do contingente atual, pois seria insuficiente para atender a todos os clientes, provocando a demora no atendimento e sobrecarga do serviço.

De acordo com o vice-presidente, no Piauí seriam necessários 1.500 novos bancários para suprir o quadro de funcionários e que a saúde dos servidores está sendo comprometida pelo excesso de trabalho. 

“Nós estamos trabalhando acima do nosso dever, muitos bancários estão doentes, além de os clientes ficarem horas esperando o atendimento. Não há como trabalharmos assim”, revela João Sales Neto.

Os bancários reivindicam mais segurança nas agências, pois o número de assaltos e arrombamentos às agências bancárias aumentou 30% em dois anos no estado. 

Segundo o sindicato, os bancos estão descumprindo a lei de segurança bancária sancionada do ano de 2012, que obriga os empresários a instalarem medidas de segurança que garantam mais proteção aos clientes e funcionários, como colocar vidros a prova de balas e câmeras de vigilância na área externa do banco ligadas 24 horas com o sistema de monitoramento da polícia.

O retardo das atividades foi decisão do Comando Nacional dos Bancários, que ocorreu na cidade de Bauru, em São Paulo, e a mobilização deve acontecer em todo o país. Caso os banqueiros não abram o diálogo para as negociações, o calendário de greve deve ser votado pela entidade.

Clique e curta o Portal Meio Norte no facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES