Banda larga será alvo de “pente-fino” da Anatel por alta qualidade

O acompanhamento será feito para detectar quais são os problemas na internet.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Anatel vai passar um pente-fino nas empresas de banda larga, fixa e móvel, a partir de novembro. De acordo com o presidente da Anatel, João Rezende, serão instalados 12 mil equipamentos para aferir a velocidade e a estabilidade da internet em todos os Estados. "Vamos fazer esse acompanhamento para detectar quais são os problemas na internet, principalmente nesses pacotes", disse.

A agência também pretende incluir nos próximos leilões de telefonia móvel a obrigação de as operadoras oferecerem sinal para chamadas e conexão de internet ao longo das principais estradas.

A medida deve alcançar a licitação da frequência de 700 MHz, nova possibilidade para implementação da tecnologia 4G -banda larga móvel que permite download dez vezes mais rápido que a 3G.

Segundo Rezende, a obrigação não deve afetar o recente leilão da frequência de 2,5 GHz, que teve quatro ganhadoras -TIM, Oi, Claro e Vivo.

Conforme a Folha antecipou, o governo pretende realizar o leilão da frequência de 700 MHz no próximo ano. Hoje a faixa é de uso exclusivo das TVs abertas.

Ainda neste mês, a Anatel pretende votar o PGMC (Plano Geral de Metas de Competição), termo que disciplina a concorrência entre as empresas de telefonia, banda larga, TV e rádio.

O texto deve trazer, por exemplo, a obrigação de as operadoras compartilharem a rede de infraestrutura, para que não seja necessária a instalação de uma antena por empresa, em um mesmo local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES