BB foi o banco com melhor desempenho no Ibovespa em 2023; acionistas tiveram retorno de 76%

O Banco do Brasil (BBAS3) deu aos acionistas um retorno de 76% no ano passado.

Banco do Brasil teve desempenho acima do esperado na Bolsa de Valores | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco do Brasil (BBAS3) surpreendeu os investidores com um retorno de 76% em 2023, desmentindo as preocupações de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pudesse afetar negativamente o desempenho do banco ao usá-lo para impulsionar a economia. Liderando o Ibovespa (IBOV) no ano passado, o BB superou o Itaú Unibanco, com um retorno total 30 pontos percentuais maior. Os dados foram publicados pela Bloomberg.

“Nós encerramos o ano de 2023 com uma clara demonstração de que o mercado está começando a dar maior atenção ao valor do Banco do Brasil”, disse Geovanne Tobias, vice-presidente de gestão financeira e de relação com investidores do Banco do Brasil, em comunicado publicado pela Bloomberg.

Analistas preveem que essa disparidade de desempenho continuará, destacando a subvalorização do Banco do Brasil pelo mercado. “O mercado penaliza demais o Banco do Brasil, sendo que o banco tem uma boa entrega de resultados e um retorno sobre o capital muito parecido com o de um banco privado de primeira linha”, disse Ricardo Peretti, estrategista de ações da Santander Corretora, em entrevista à Bloomberg News.

O banco, com R$ 2,2 trilhões em ativos, viu seu valor de mercado aumentar em R$ 59 bilhões no primeiro ano do terceiro mandato de Lula, impulsionado principalmente pelo financiamento ao agronegócio. O setor agrícola robusto do ano passado impulsionou os lucros e reduziu a inadimplência do banco, enquanto as altas taxas de juros contribuíram para o crescimento da carteira de crédito. Apesar das preocupações com a desaceleração econômica, o Banco do Brasil divulgou lucros e retornos robustos, e aumentou a distribuição de lucros aos acionistas.

Embora a perspectiva de um crescimento mais fraco e interferência política gere preocupações, alguns analistas acreditam que o banco está bem posicionado devido ao seu papel crítico no financiamento agrícola e à sua baixa inadimplência nesse setor. 

Gestoras mantêm posições otimistas nas ações do Banco do Brasil, esperando um desempenho positivo em 2024 devido à sua exposição ao agronegócio e retorno sobre o capital. Com a redução das taxas de juros pelo Banco Central, espera-se que o Banco do Brasil, assim como todo o sistema bancário, se beneficie com a diminuição da inadimplência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES