BB lidera alta de juros do empréstimo pessoal em fevereiro, afirma Procon

Apesar da maior alta percentual, O BB ainda manteve a taxa mais baixa.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco do Brasil foi o que mais subiu os juros no empréstimo pessoal em fevereiro, indo de de 4,59% para 4,72% ao mês (uma elevação de 2,83%). Apesar da maior alta percentual, O BB ainda manteve a taxa mais baixa.

O Itaú subiu de 6,02% para 6,10% ao mês (alta de 1,33%), enquanto o Bradesco aumentou de 6,35% para 6,39% ao mês (0,63% a mais).

Os dados são de levantamento feito pelo Procon de São Paulo, que concluiu que os juros médios cobrados dos consumidores no empréstimo e no cheque especial voltaram a apresentar alta em fevereiro, depois da elevação da taxa básica de juros (Selic) de 10% para 10,5% ao ano.

A pesquisa do Procon foi realizada em 4 de janeiro com Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, HSBC, Safra e Santander. Das sete instituições pesquisadas, três elevaram suas taxas de empréstimo pessoal e quatro, as taxas de cheque especial.

A taxa média do empréstimo pessoal foi de 5,44% ao mês, superior aos 5,40% registrados em dezembro.

No cheque especial, a taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,66% ao mês, superior à de dezembro, que tinha sido de 8,48% ao mês.

O Santander, segundo o Procon, tem a maior taxa no cheque: 10,67% ao mês (antes era de 10,59%) .

O Itaú foi o banco que, percentualmente, mais subiu os juros do cheque especial: passou de 8,75% para 9,47% ao mês.

O Bradesco alterou de 8,99% para 9,03% ao mês; e O Banco do Brasil subiu a taxa de 7,24% para 7,64%.

O Santander informou, em nota, que "avalia constantemente as condições do mercado para oferecer aos clientes a melhor relação entre custo e benefício" e, em relação à tarifa do cheque especial, disse que "é adequada às características diferenciadas do produto".

Banco do Brasil e Itaú não comentaram as taxas de juros até a publicação desta reportagem.

Na primeira reunião do Copom (órgão do Banco Central) neste ano (em 14 e 15 de janeiro), foi decidido por unanimidade aumentar a taxa Selic de 10% para 10,50% ao ano. A próxima reunião do comitê acontecerá nos dias 25 e 26 de fevereiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES