BC anuncia liquidação dos bancos Cruzeiro do Sul e Prosper

Banco Central do Brasil decretou nesta sexta-feira (14) a liquidação extrajudicial do Banco Cruzeiro do Sul S.A. e do Banco Prosper S.A.

Banco Cruzeiro do Sul | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco Central (BC) anunciou nesta sexta-feira a liquidação dos bancos Cruzeiro do Sul e Prosper, ambos com sede no Rio de Janeiro. O Cruzeiro do Sul estava sofrendo intervenção da autoridade monetária desde junho deste ano e, segundo o BC, detém 0,25% dos ativos do sistema bancário e 0,35% dos depósitos.

A liquidação do banco abrange todo o grupo Cruzeiro do Sul, composto pela controladora, a Cruzeiro do Sul Holding Financeira S.A., e as empresas: Cruzeiro do Sul S.A Corretora de Valores e Mercadorias; Cruzeiro do Sul S.A. DTVM; e Cruzeiro do Sul S.A. Companhia Securitizadora de Créditos Financeiros. As entidades também estavam sob intervenção do BC.

O BC decidiu também liquidar o banco Prosper, que recebeu proposta para ser controlado pelo Cruzeiro do Sul rejeitada pela autoridade monetária, por uma série de sucessivos prejuízos "que vinham expondo seus credores a risco anormal, a deficiência patrimonial e a descumprimento de normas aplicáveis ao sistema financeiro". O Prosper é um banco pequeno, que detém cerca de 0,01% dos ativos do sistema bancário e 0,01% dos depósitos.

O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) vai se responsabilizar por cobrir 35% dos depósitos de correntistas do Cruzeiro do Sul e 60% do banco Prosper. O BC afirmou que vai continuar tomando as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades e pode punir os bancos, dependendo do resultado das investigações.

Pela lei, os bens dos controladores e ex-administradores do Prosper se tornam indisponíveis a partir de hoje. Por já estar sob intervenção do Banco Central, o mesmo já acontecia com os bens dos administradores do Cruzeiro do Sul, que continuam indisponíveis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES