BC eleva previsão de crescimento da economia, mas alerta para desaceleração

A expectativa é resultado de surpresas positivas em algumas áreas da indústria e do setor de serviços no primeiro trimestre

Relatório do BC anuncia suas previsões para este ano | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco Central (BC) anunciou uma revisão positiva em sua estimativa de crescimento para a economia brasileira em 2023, segundo o Relatório Trimestral de Inflação desta quinta-feira (29). A projeção foi elevada para 2,0%, em comparação aos 1,2% estimados em março. No entanto, o BC alertou que o cenário ainda indica uma desaceleração da atividade econômica neste ano.

De acordo com o documento, a revisão é resultado de surpresas positivas em algumas áreas da indústria e do setor de serviços no primeiro trimestre, além de uma melhora nas expectativas para o setor agrícola. No entanto, a instituição financeira ressaltou que "a projeção continua refletindo um cenário prospectivo de desaceleração da atividade econômica em 2023 sob influência da diminuição do ritmo de crescimento global e dos impactos cumulativos da política monetária doméstica".

Leia Mais

O BC manteve previsões modestas para as variações trimestrais na indústria e serviços ao longo do ano, enquanto prevê uma evolução distinta para o setor agropecuário. A estimativa do órgão é ligeiramente superior ao crescimento de 1,91% esperado pelo Ministério da Fazenda, enquanto a pesquisa Focus mais recente aponta que o mercado prevê uma expansão do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,18% em 2023.

No início deste ano, a atividade econômica surpreendeu com um crescimento acima do esperado no primeiro trimestre, impulsionado pelo desempenho destacado do setor agrícola. Esse cenário levou a revisões positivas por parte de especialistas e analistas em suas projeções para a economia. O BC elevou a perspectiva de crescimento da agropecuária de 7,0% para 10,0%, da indústria de 0,3% para 0,7% e dos serviços de 1,0% para 1,6%.

Desempenho baixo das transações correntes

Além disso, o BC indicou estimativa baixa para o resultado das transações correntes deste ano, passando a projetar um saldo negativo de 45 bilhões de dólares, em comparação ao déficit de 32 bilhões de dólares estimado anteriormente. Essa revisão se deve principalmente a uma expectativa de superávit menor na balança comercial, que foi ajustada para 54 bilhões de dólares contra os 62 bilhões de dólares previstos anteriormente.

A entidade monetária atualizou também suas projeções para o crescimento do crédito no país, conforme divulgado em seu Relatório Trimestral de Inflação. Agora, espera-se um crescimento de 7,7% neste ano, ligeiramente superior à estimativa anterior de 7,6%. Além disso, a expectativa para o crédito destinado às famílias foi revisada para cima, com uma projeção de aumento de 9,9% em 2023, em comparação com a expectativa anterior de 8,4%. Já para as empresas, estima-se um crescimento de 4,4%, em comparação com os 6,3% previstos no último relatório.

A próxima reunião do Comitê de Política Montária (Copom), agendada para agosto, poderá trazer decisões importantes sobre a política monetária, tendo em vista a possibilidade de um afrouxamento parcial das taxas de juros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES