BC proíbe exclusividade na concessão de consignado

Decisão vai estimular a eficiência na intermediação financeira, diz BC.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira (14) que decidiu proibir acordos de exclusividade na concessão de crédito. A circular do BC veda às instituições financeiras a possibilidade de criação de "convênios, contratos ou acordos que impeçam ou restrinjam o acesso de clientes a operações de crédito ofertadas por outras instituições".

A medida vale, inclusive, para as operações com desconto em folha de pagamento - ou seja, o crédito consignado.

Em comunicado, a autoridade monetária explica que a medida "está inserida no âmbito dos estudos permanentemente desenvolvidos pelo BC para aprimorar os mecanismos para facilitar o acesso ao crédito e, consequentemente, promover a eficiência do Sistema Financeiro Nacional".

No texto, a instituição afirma que "a decisão contribui para estimular a eficiência na intermediação financeira, fator fundamental para a disseminação do crédito, criando condições adequadas para a redução dos spreads bancários". O spread representa a diferença entre o custo dos bancos de captação de recursos e as taxas de juros efetivamente cobradas dos clientes. A medida do BC também deve favorecer o aumento da inclusão financeira, cita o texto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES