BC reduz projeção do PIB para 1,6% e inflação eleva em 5,2%

A expectativa do BC é que a economia brasileira acumule crescimento de 3,3% de julho de 2012 a junho de 2013

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco Central reduziu sua projeção para o crescimento do país neste ano de 2,5% para 1,6%, em razão do fraco desempenho da economia no primeiro semestre e do ritmo gradual de retomada que se observa agora.

A informação foi divulgada nesta quinta-feira (27) no Relatório de Inflação da autoridade monetária. Pela primeira vez, o BC passou a projetar também a variação do PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas no país) nos 12 meses seguintes em relação ao último resultado divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A expectativa do BC é que a economia brasileira acumule crescimento de 3,3% de julho de 2012 a junho de 2013, projeção que está em linha com a expectativa de aceleração da atividade.

A nova previsão de crescimento de 1,6% neste ano está no mesmo patamar da expectativa do mercado, que projeta expansão de 1,57% em 2012, segundo levantamento semanal do BC com cerca de cem instituições (Boletim Focus). Como é de praxe, o Ministério da Fazenda tem uma previsão mais otimista e espera um aumento de cerca de 2% para o PIB neste ano.

A projeção do BC está muito próxima da do banco Credit Suisse. Em junho, quando o Credit Suisse foi o primeiro a dizer que o Brasil cresceria apenas 1,5% neste ano, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que a previsão era uma piada.

A queda na projeção do BC para o PIB foi puxada principalmente pela desempenho pior projetado para a indústria e os investimentos. A previsão do PIB industrial foi revisada de crescimento de 1,9% neste ano para leve retração de 0,1%. Já o comportamento estimado para os investimentos passou de uma alta de 1% para uma queda de 2,2%.

A economia brasileira começou 2012 com um desempenho muito fraco e, apesar das várias medidas de estímulo já adotadas pelo governo, a recuperação no segundo semestre tem sido gradual.

Economistas avaliam que o cenários externo ruim e gargalos da economia brasileira (custos elevados de produção, por exemplo) estão retardando os efeitos de medidas como a redução da taxa básica de juros (Selic).

INFLAÇÃO

A previsão do BC para a inflação oficial no final deste ano também foi alterada, de 4,7% para 5,2%, ficando ainda mais distante do centro da meta de 4,5%. A projeção é a mesma nos dois cenários trabalhados pelo BC: o que considera que a taxa Selic e a taxa de câmbio ficarão estabilzadas nos patamares atuais de 7,5% ao ano e de R$ 2,05; e o cenário que pressupõe leves alterações nessas taxas de acordo com o que prevê o mercado.

No final de 2013, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) estará em 4,9% no primeiro cenário do BC, ante projeção anterior de 5%. Considerando o segundo cenário, a autoridada monetária prevê inflação de 4,8% no fechamento do ano que vem.

Em 2011 quando o IPCA chegou a superar 7%, o presidente do BC, Aleandre Tombini, dizia que a inflação voltaria para o centro da meta neste ano, o que não está ocorrendo. Ele afirmou há duas semanas que a alta da inflação neste semestre é temporária e reflete um choque nos preços internacionais das commodities devido a problemas climáticos.

A análise é repetida no Relatório de Inflação, que diz que as novas projeções para o IPCA consideram "as estimativas dos impactos causados por mudanças no cenário externo sobre a economia brasileira. Em particular, incorpora o efeito estimado do recente choquede oferta no segmento de commodities agrícolas".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES