“Black Fraude”: saiba lojas a evitar as compras nesta 6° pela lista do Procon

Lista do Procon-SP reúne 375 comércios virtuais fraudulentos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Para evitar cair em uma fria durante as compras na Black Friday - o dia de promoções que iniciou à meia-noite e segue até o fim desta sexta-feira, com promessas de descontos que podem chegar até 80% - vale a pena o consumidor consultar a lista elaborada pelo Procon-SP, que reúne os 375 sites identificados pelo órgão como fraudulentos, por não entregarem mercadorias e nem manterem um serviço de pós-venda que possibilite a resolução do conflito.

O monitoramento e identificação dos sites fraudulentos estão sendo feitos pelo Procon há um ano, desde a divulgação da primeira lista de lojas virtuais não recomendadas, na ocasião composta por 200 nomes. A iniciativa partiu de reclamações de consumidores ao órgão sobre esses endereços eletrônicos por, principalmente, não entrega do produto e total falta de resposta para a solução do problema.

De acordo com o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, os fornecedores virtuais que entram nessa lista são os não localizados, nem mesmo pelo rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil. Isso, explicou, inviabiliza a solução do problema apresentado pelo consumidor. O maior agravante é que muitos destes sites ainda estão no ar e podem continuar lesando novos consumidores.

A relevância da lista do órgão é tamanha que a organização da Black Friday, o site Busca Descontos, resolveu barrar da iniciativa as lojas que estiverem no cadastro do Procon-SP. Outro cuidado que os consumidores devem tomar é verificar, dentre as lojas que aderiram ao dia de promoções, se elas exibem o selo da ?Black Friday Legal?. A identificação é utilizada por todas as lojas virtuais que aderiram ao código de ética criado pela Camara-e.net. O documento consiste numa série de regras que obriga as lojas a praticarem ofertas legais, sem maguiagem de preços e com entrega garantida.

A Black Friday é uma data marcada pela mobilização em massa das grandes lojas virtuais brasileiras. Este ano, 120 devem participar. A lista completa pode ser acessada aqui. A previsão do Busca Descontos é que as vendas gerem R$ 340 milhões na data este ano, o que representa um crescimento de mais de 50% em relação ao Black Friday 2012, quando foram vendidos R$ 217 milhões, segundo a consultoria ClearSale. De acordo com a previsão da organização, mais de 850 mil pedidos de compra devem ser realizados no dia



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES