Black Friday no Brasil possui vendas recordes;alta de 6% em reclamações

O faturamento corresponde a cerca de 3% do previsto para o e-commerce brasileiro em 2013.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As vendas na "Black Friday" deste ano movimentaram R$ 770 milhões apenas no comércio eletrônico, maior número desde o início da promoção no Brasil, em 2009. O valor, divulgado nesta segunda-feira (2) pela E-bit, especializada em informações de comércio eletrônico, representa avanço de 217% em relação a 2012. O faturamento corresponde a cerca de 3% do previsto para o e-commerce brasileiro em 2013.

De acordo com o E-bit, os resultados desta edição representaram cerca de 30% do faturamento das lojas on-line nos EUA durante a "Black Friday" (US$ 1,06 bilhão), valor que decepcionou o comércio americano.

No Brasil, 1,95 milhão de pedidos foram feitos via internet na sexta-feira (29), cinco vezes mais do que em um dia normal. Os produtos mais vendidos foram "Telefonia/Celulares", seguidos por "Eletrodomésticos", "Moda & Acessórios", "Informática" e "Eletrônicos".

A promoção também foi marcada por reclamações dos consumidores. Só na sexta-feira foram registradas 8.500 queixas entre as 120 lojas virtuais monitoradas no evento, de acordo com o Reclame Aqui, canal on-line para reclamações. O número é 6% maior do que o levantado no ano passado.

Entre as principais críticas estavam a dificuldade de acesso aos sites, a impossibilidade de conclusão das compras e aumento prévios dos preços para dar descontos. Os campeões de reclamações foram o Extra.com, o Submarino.com e a loja virtual do Ponto Frio.

O Submarino.com não quis comentar as queixas feitas pelos consumidores.

Os sites Extra.com e o Ponto Frio disseram, em nota, que "as ofertas divulgadas na promoção "Black Friday" são legítimas e que os sites disponibilizam páginas exclusivas para que os clientes naveguem em produtos participantes dessa promoção".

A Fundação Procon-SP ainda não divulgou o número total de queixas compartilhadas pela "hashtag" #deolhonaBlackFriday nas redes sociais. Até as 17h30 da sexta-feira (29), esse canal contava 87 queixas. Os problemas eram parecidos aos apontados pelo Reclame Aqui.

CYBER MONDAY

Nesta segunda-feira (2), algumas lojas brasileiras, como a Americanas.com e Buscapé, participam da "Cyber Monday", promoção tradicional nos Estados Unidos que reúne descontos apenas no comércio on-line. No ano passado, a promoção no Brasil foi organizada pelo portal Busca Descontos e reuniu 30 lojas.

Nos Estados Unidos, grandes varejistas como o Walmart e o Best Buy anunciam promoções, que devem permanecer durante a semana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES