BNDES e MAPA anunciam R$ 2 bi para produtores que tenham negócios em dólar

O financiamento é para produtores rurais que possuem receitas ou contratos em dólar.

Ministro Carlos Fávaro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social ( BNDES) anunciou nesta segunda-feira, 17 de abril, uma nova linha de financiamento rural destinada a produtores rurais que possuem receitas ou contratos em dólar. A linha, que inicialmente disponibilizará um valor de R$ 2 bilhões, terá uma taxa de juros fixa de 7,59% ao ano, mais a variação cambial.

Essa nova linha de financiamento tem como objetivo possibilitar aos produtores rurais a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas de fabricação nacional, visando a ampliação da mecanização, a renovação e atualização tecnológica da frota de tratores e colheitadeiras agrícolas, o que pode resultar em uma maior produtividade no campo.

Para ter acesso ao financiamento, os produtores precisam atender a alguns requisitos, como ter receitas ou contratos em dólar ou atrelados à variação cambial, e possuir limite de crédito nos bancos parceiros. Os bancos devem receber a circular informando sobre a nova linha de financiamento nesta terça-feira, 18 de abril.

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (Reprodução)

O ministro Carlos Fávaro destacou que as linhas de crédito com equalização de juros pelo Tesouro continuarão sendo oferecidas para produtores que não possuam receita atrelada às vendas internacionais, ou seja, essa nova linha de financiamento em dólar é uma alternativa adicional para produtores que possuem receitas em moeda estrangeira.

"Quem produz leite, feijão, arroz, terá que ter linhas de crédito em reais. E para isso vamos estruturar novas linhas, inclusive com a participação do Tesouro. Mas os produtores que têm a sua receita atrelada à venda internacional não têm risco em fazer a operação dolarizada e também não tem custo para o Tesouro. Essa é uma nova forma de financiar o agro exportador, é um modelo inteligente, que não pesa nos cofres públicos e dá competitividade aos nossos produtores", disse o ministro, que participou do anúncio por videoconferência, de Londres, onde cumpre agenda. 

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadanteressaltou que essa nova linha de financiamento possibilitará a compra de silos, tratores, máquinas, além de investimentos em inovação no campo. Ele destacou a importância de uma agricultura de precisão, inovadora e eficiente, e mencionou que o aumento das exportações do agronegócio brasileiro tem proporcionado segurança aos produtores para buscar essa nova linha de financiamento.

Os produtores rurais interessados poderão contar com essa nova alternativa de financiamento a partir do mês de maio. Para obter o financiamento, é necessário buscar um dos agentes financeiros credenciados ao BNDES.

Essa nova linha de financiamento em dólar do BNDES representa uma oportunidade para os produtores rurais brasileiros investirem em modernização e tecnologia no campo, visando aumentar a produtividade e competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES