Bolsa brasileira registra maior alta em 3 anos; dólar fecha em R$ 4,915

O dólar foi impulsionado pelos dados da inflação americana e fechou em alta.

Ibovespa subiu e dólar também registrou alta | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Bolsa de valores brasileira registrou sua maior alta mensal em três anos, enquanto o dólar encerrou o mês de novembro cotado a R$ 4,915. A valorização da moeda norte-americana foi impulsionada pelos dados de inflação nos Estados Unidos, com o índice de preços dos gastos com consumo (PCE) mantendo-se inalterado em outubro, acumulando uma alta anual de 3%, a menor taxa desde março de 2021.

Este movimento de fortalecimento do dólar é comum neste período do ano, quando empresas e fundos tendem a aumentar a demanda pela moeda americana para preparar remessas de recursos para o exterior.

Além disso, a Bolsa brasileira foi influenciada pelo cenário internacional, com a perspectiva de desaceleração gradual do crescimento econômico global. A redução do risco fiscal também contribuiu para o otimismo no mercado de ações, com membros do governo afirmando que a meta de superávit primário para 2024 será mantida.

No entanto, a questão fiscal continua no radar dos investidores, visto que o Senado aprovou recentemente o projeto sobre tributação de fundos exclusivos e de offshores, aguardando agora a sanção presidencial. O Citi, em relatório aos clientes, alertou para a necessidade de o governo aprovar diversas medidas para viabilizar a meta fiscal.

À medida que o mercado se volta para o último mês do ano, as negociações serão influenciadas por dados macroeconômicos e corporativos. O foco estará no relatório de emprego (payroll) dos EUA, com os investidores atentos à resiliência do mercado de trabalho, o que pode impactar a direção da política monetária do Federal Reserve, o banco central americano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES