Bolsa de Valores de São Paulo segue tendência dos Estados Unidos e cai mais de 4%

Investidores mantém reservas sobre o socorro à seguradora AIG. Bolsa teve alta de 1,68%

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Bolsa de Valores de S?o Paulo (Bovespa) acentua sua tend?ncia de baixa nesta quarta-feira (17) ap?s a valoriza??o da v?spera, seguindo a tend?ncia da maioria dos mercados mundiais.

?s 13h07, o ?ndice Ibovespa - refer?ncia para o mercado brasileiro - apontava uma queda de 6,41%, aos 46.075 pontos. Durante o preg?o, o indicador chegou a cair mais de 6,6%.

O mergulho da Bovespa segue ? tend?ncia das bolsas americanas, onde os operadores mant?m reservas sobre o an?ncio do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) de socorro para a seguradora AIG, a maior dos EUA. Por volta das 1h de Bras?lia, o indicador Dow Jones tinha baixa superior a 2%.

A queda das bolsas dos EUA ? puxada pelos dois maiores bancos de investimento americanos, Goldman Sachs e Morgan Stanley, cujas a?es recuam mais de 9% ap?s uma corretora de investimento diminuir a previs?o de lucro das institui?es. Os pap?is da General Electric e da US Steel tamb?m mostravam forte recuo nas negocia?es.

Confirmando rumores que circulavam no mercado, o Fed tomou o controle da empresa com uma inje??o de US$ 85 bilh?es a t?tulo de empr?stimo emergencial. Com isso, o BC norte-americano passa a deter 80% do capital da empresa, que ter? que vender ativos para repagar a autoridade monet?ria.

Futuras V?timas

Apesar de bem-vinda, a not?cia deixou alguns analistas desconfiados sobre qual ser? a posi??o do governo norte-americano diante das poss?veis pr?ximas v?timas da crise que se arrasta h? mais de um ano.

"Salvar a AIG ? uma boa coisa, mas estamos vendo uma posi??o dupla aqui. Por que o Fed est? ajudando a AIG, mas n?o o Lehman? A menos que as autoridades norte-americanas apresentem uma posi??o clara sobre quem ser? ajudado e quem n?o ser?, a agita??o do mercado vai continuar", afirmou Koichi Haji, economista-chefe do NLI Research Institute, em T?quio.

Compra

Os investidores tamb?m analisam o an?ncio de que o banco brit?nico Barclays adquirir? alguns dos principais neg?cios de intermedia??o nos Estados Unidos do quebrado banco de investimentos Lehman Brothers, por cerca de US$ 1,7 bilh?o.

As opera?es que ser?o compradas pelo Barclays, ligados a investimentos e ao mercado de capitais, t?m cerca de 10 mil empregados, segundo um comunicado do banco.

Panorama Internacional

As bolsas asi?ticas encerraram o preg?o sem uma rea??o comum ?s a?es de salvamento do Fed. Enquanto as bolsas de Jap?o e Cor?ia do Sul mostram que est?o em fase e recupera??o diante da crise, bolsas de Xangai e Hong Kong seguem em turbul?ncia e terminam o dia em baixa.

J? na Europa, ap?s operarem em alta, a maioria das bolsas inverteu sua tend?ncia e passou a cair. Por volta das 12h de Bras?lia, o CAC-40 da bolsa de Paris operava em baixa de 0,70%. Em Frankfurt (Alemanha), o ?ndice DAX 30 tinha queda de 0,82%. A exce??o era o FTSE-100, de Londres, com alta de 0,28%.

Na R?ssia, as bolsas de Moscou interromperam as opera?es ap?s forte queda de 6%. Foi o segundo dia seguido em que o chamado "circuit braker" foi acionado. Na v?spera, a bolsa local chegou a cair 17%

Preg?o da V?spera

Na ter?a-feira, em um mercado marcado pelo pessimismo, a not?cia de uma poss?vel ajuda do Banco Central dos EUA (Federal Reserve) ao grupo de seguros AIG animou os ?ndices durante a tarde.

O Ibovespa fechou em alta de 1,68%, aos 49.228 pontos. A alta veio um dia depois de a bolsa paulista ter registrado a pior desvaloriza??o em sete anos.

O mercado brasileiro passou o dia inteiro em queda, chegando a registrar desvaloriza??o de 4,36% logo no in?cio do preg?o, puxada pelo mau humor internacional e pela queda nos pre?os das commodities.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES