Bolsa encerra 2023 com alta superior a 22%; dólar fecha o ano em queda de 8%

Ibovespa fechou o último dia de negociações do ano estável, aos 134.185 pontos, há apenas oito pontos da máxima histórica alcançada na sessão anterior. O avanço representa o melhor resultado desde 2019

Bolsa encerra 2023 com mais de 22% de ganho | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, encerrou 2023 com uma alta acumulada de 22,29%. No último pregão, registrou uma ligeira queda de 0,01%, fechando em 134.185 pontos, destacando-se como o melhor resultado anual desde 2019, quando alcançou uma alta acumulada de 31,58%.

Quanto ao dólar, teve uma leve alta no último pregão, mas encerrou o ano com uma queda de 8,06%. No encerramento das negociações, a moeda norte-americana subiu 0,41%, cotada a R$ 4,8525. Sua máxima histórica, em maio de 2020, foi de R$ 5,9007, refletindo uma queda acumulada de quase 18% desde então.

A influência no Ibovespa em 2023 foi marcada pela troca de governo, com o início do terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva. O novo governo enfrentou desafios fiscais herdados, inicialmente causando preocupações nos mercados. No entanto, a implementação de um novo arcabouço fiscal trouxe estabilidade e permitiu uma notável recuperação, especialmente no segundo semestre.

O cenário externo também desempenhou um papel significativo, com as incertezas sobre a inflação nos EUA e as decisões do Federal Reserve impactando os mercados globais. A mudança nas sinalizações do Fed em relação às taxas básicas proporcionou um ambiente mais favorável aos investidores, contribuindo para a recuperação dos mercados de renda variável, incluindo o brasileiro.

A projeção para 2024 indica expectativas positivas, com analistas prevendo um possível alcance de 150 mil a 160 mil pontos para o Ibovespa. As medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para equilibrar as contas públicas também estão entre os fatores que influenciam as perspectivas do mercado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES