Bolsas caem com má notícia do setor imobiliário em NY

A construção nos EUA registrou queda de 6,2% de julho para agosto, e baixa de 33,1%

Bolsas caem com má notícia do setor imobiliário em NY | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A queda de mais de 6% na atividade de constru??o residencial nos EUA em agosto se sobrep?s ? a??o do Federal Reserve (Fed, o BC americano) para salvar a seguradora AIG um empr?stimo de US$ 85 bilh?es, aprovado ontem ? noite, e as Bolsas em Nova York operam em forte baixa nesta quarta-feira.

O n?mero da economia americana foi recebido como sinal de que n?o h? solu??o ? vista para os problemas econ?micos do pa?s.

?s 13h15 (em Bras?lia), a Nyse (Bolsa de Valores de Nova York, na sigla em ingl?s) estava em baixa de 3,15%, indo para 10.711,03 pontos no ?ndice Dow Jones Industrial Average (DJIA), enquanto o S&P 500 ca?a 3,84%, para 1.166,96 pontos. A Bolsa Nasdaq operava em baixa de 3,63%, indo para 2.127,71 pontos.

A constru??o nos EUA registrou queda de 6,2% de julho para agosto, e baixa de 33,1% em agosto em rela??o ao ritmo de atividade h? um ano. Segundo analistas do setor, a atividade de constru??o deve cair mais nos pr?ximos trimestres, at? que o n?vel dos estoques de casas ? venda diminua o suficiente para que as empresas de constru??o possam voltar a operar normalmente.

O n?mero de alvar?s de constru??o emitidos (que sinalizam a atividade de constru??o nos pr?ximos meses) teve queda de 8,9% no m?s passado, para uma taxa anualizada de 854 mil unidades.

AIG

Segundo o Fed, uma derrubada da AIG poderia intensificar o j? delicado momento do mercado financeiro mundial, arrastando ainda mais empresas e economias. "O Fed determinou que, nas atuais circunst?ncias, uma concordata do AIG poderia somar ao j? bastante fragilizado mercado financeiro e elevar substancialmente os custos de empr?stimos", informou o BC americano.

"Esse empr?stimo facilitar? o processo por meio do qual a AIG vender? alguns de seus neg?cios de forma ordenada, com a menor altera??o poss?vel na economia geral", diz a nota do BC americano. O presidente americano, George W. Bush, apoiou o plano salvar a AIG. "[A medida] promover? a estabilidade dos mercados financeiros (...) Esses passos s?o tomados no interesse de promover a estabilidade dos mercados financeiros e de limitar o dano ? economia em geral", destaca uma nota divulgada pela Casa Branca.

A ajuda do Fed vir? em troca de uma participa??o de quase 80% na AIG, o que coloca a empresa sob controle do governo.

"Nos desviamos de um tiro, mas queremos garantir que haja um completo cessar fogo", disse o diretor de investimentos do Harris Private Bank, Jack Ablin. "? o come?o do fim para a AIG, mas ainda temos de ver se esse fim vai chegar suavemente."

A preocupa??o com os bancos de investimentos que ainda operam em Wall Street, o Goldman Sachs e o Morgan Stanley, aumenta, devido ao colapso do Lehman Brothers que na segunda-feira (15) pediu concordata. Os dois bancos tiveram quedas de lucros no trimestre passado (de 70% e de 7,6%, respectivamente, em rela??o ao resultado de um ano antes), mas continuaram com lucros, superando expectativas dos investidores.

Al?m disso, as autoridades reguladoras do sistema banc?rio dos EUA t?m procurado bancos privados na tentativa de interess?-los pela compra do banco Washington Mutual (WaMu), o maior do pa?s no segmento de poupan?a e empr?stimos ("savings & loans").



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES