Bolsas marcam alta histórica na Europa

Mercado reagiu bem ao pacote de ações contra crise anunciado nos Estados Unuidos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As bolsas de valores europ?ias encerraram a sexta-feira (19) com o maior avan?o percentual registrado em um ?nico dia, impulsionadas pela proibi??o tempor?ria vendas a descoberto de a?es do setor financeiro e pela a??o do governo norte-americano para acalmar os investidores, que vai injetar "centenas de bilh?es de d?lares" no mercado.

Principal ?ndice de a?es europ?ias, o FTSEurofirst 300 fechou com alta de 8,19%, a 1.150 pontos. Apesar disso, ainda acumula queda de 23,6% no ano. Entre os principais mercados, Londres subiu 8,84%, Frankfurt teve alta de 5,56% e Paris avan?ou 9,27%.

As a?es de bancos figuraram entre os maiores ganhos do ?ndice, com os pap?is do UBS disparando 31,66%, do Barclays 29,24% e do HBOS 28,91%.

Medidas

O secret?rio do Tesouro dos Estados Unidos, Henry Paulson, anunciou nesta sexta-feira (19) a cria??o de um fundo de "centenas de bilh?es de d?lares" para estancar a crise dos mercados financeiros mundiais.

O fundo ser? respons?vel por adquirir os cr?ditos podres do mercado imobili?rio ? os empr?stimos de alto risco que n?o v?m sendo pagos pelos mutu?rios. Segundo Paulson, h? cerca de 5 milh?es de americanos com problemas para pagar o financiamento ou que j? tiveram os im?veis retomados pelos bancos.

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, reconheceu que os Estados Unidos vivem uma s?rie crise econ?mica. "Vivemos um desafio sem precedentes e estamos tomando medidas sem precedentes", afirmou, em seu segundo pronunciamento sobre a crise dos mercados em dois dias. "A interven??o do governo federal ? essencial." Al?m disso, o Tesouro norte-americano informou que vai utilizar 50 bilh?es de d?lares para apoiar fundos m?tuos no mercado aberto, cujos valores de ativos ca?ram abaixo de US$ 1.

A autoridade regulat?ria dos mercados da Gr?-Bretanha imp?s uma proibi??o tempor?ria sobre as vendas a descoberto de a?es do setor financeiro. Enquanto isso, a venda a descoberto de 799 a?es do setor financeiro dos Estados Unidos tamb?m foi impedida ap?s uma ordem de emerg?ncia da Securities and Exchange Commission.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES