Bovespa cai com pessimismo nos EUA

Por volta das 10h10, o Ibovespa - principal indicador do mercado brasileiro - mostrava baixa de 3,55

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Bolsa de Valores de S?o Paulo (Bovespa) inicia a semana registrando baixa nesta segunda-feira (29), seguindo a tend?ncia pessimista dos principais mercados mundiais com o pacote dos EUA para ajuda ao setor financeiro. Por volta das 10h10, o Ibovespa - principal indicador do mercado brasileiro - mostrava uma baixa de 3,55%, operando aos 48.977 pontos.

Uma baixa forte tamb?m se desenha em Wall Street, com os investidores mantendo a cautela ante a vota??o do projeto de resgate do sistema financeiro. Durante o fim de semana, democratas e republicanos chegaram a um novo formato para o plano que prev? US$ 700 bilh?es para o saneamento do balan?o dos bancos.

H? preocupa??o que a aprova??o do pacote n?o seja suficiente para restabelecer a confian?a do mercado financeiro. Os investidores tamb?m reagem aos novos problemas no sistema banc?rio europeu. A restri??o de cr?dito levou os governos da regi?o a injetar recursos no Fortis, e o Banco da Inglaterra nacionalizou a financeira hipotec?ria Bradford & Bingley.

Mesmo o pronunciamento do presidente dos EUA, George W. Bush - pedindo rapidez para o Congresso norte-americano na vota??o do pacote financeiro - foi capaz de acalmar os investidores. Bush afirmou ainda que, com a aprova??o r?pida do plano, o Congresso pode mandar um sinal "forte" aos mercados.

Panorama Externo

Como resultado do pessimismo externo, as principais bolsas de valores da Europa operam com desvaloriza??o. Por volta das 10h, o ?ndice FTSE-100, de Londres, mostrava queda de 3,23%. O CAC-40, de Paris, exibia baixa de 2,78%. O movimento negativo tamb?m se refletia em Frankfurt, com o DAX recuando 2,52%.

Na ?sia, o preg?o tamb?m foi de queda para a maior parte dos mercados. T?quio fechou em baixa de 1,26%, Sidney com perdas de 2% e Seul em queda de 1,35%. A Bolsa de Hong Kong, por sua vez, encerrou o preg?o com uma forte baixa de 4,29%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES