Bovespa cai mais de 2% e fecha no menor nível desde outubro de 2011

Ibovespa fechou a semana com queda de 2,39%, aos 51.618 pontos. Ações da Gafisa caíram mais de 10%.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em queda de mais de 2% nesta sexta-feira (7), no menor patamar desde outubro de 2011, um dia após a agência de classificação de risco Standard & Poor"s fazer um alerta sobre a saúde da economia brasileira e rebaixar para "negativa" a perspectiva do rating do país.

O Ibovespa fechou o dia com queda de 2,39%, aos 51.618 pontos. Na semana, a bolsa acumulou perda de 3,53%, ampliando a perda no ano para 15,3%.

As ações da Gafisa lideraram as baixas do índice, com tombo de mais de 10%. Nesta sexta, a companhia anunciou a venda do controle da Alphaville Urbanismo por R$ 1,4 bilhão.

"A bolsa já caiu tanto que pode ser que haja algum repique nos próximos pregões, mas é coisa de curto prazo, porque a tendência do mercado é de baixa", disse à Reuters operador Douglas Ramos Pinto, da BGC Liquidez em São Paulo.

A Bovespa já iniciou o pregão desta sexta-feira caindo forte, após a S&P ter revisado na noite da véspera a perspectiva para o rating soberano do Brasil de "estável" para "negativa", citando o fraco crescimento econômico e a política fiscal expansionista do país.

"Isso assusta um pouco", disse o economista Gustavo Mendonça, da Saga Capital no Rio de Janeiro, citando que a notícia soma-se à crescente percepção de que o Brasil sofre com uma deterioração fiscal e da dinâmica de crescimento. "Das grandes economias, o Brasil é uma das que tem uma das situações mais delicadas do ponto de vista econômico", avaliou.

As ações das estatais federais Eletrobras e Petrobras, que também tiveram a perspectiva de rating revisada para "negativa" pela S&P, fecharam o dia no vermelho.

O Ibovespa chegou a reduzir as perdas durante o pregão, ajudado pelo bom humor dos mercados externos, mas o movimento durou pouco.

O aguardado relatório de emprego norte-americano mostrou que a maior economia do mundo está crescendo modestamente, mas não o suficiente para acelerar uma redução das medidas de estímulo do Federal Reserve, banco central norte-americano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES