Bovespa convoca associados para fusão com a BM&F

A nova Bolsa se chamará BM&F Bovespa S.A

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Bovespa Holding e a BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) divulgaram um fato relevante convocando os seus acionistas para uma assembl?ia na qual ser? apresentada a proposta de fus?o das duas empresas para aprova??o. A reuni?o acontecer? no pr?ximo dia 8 de maio.

A nova Bolsa se chamar? BM&F Bovespa S.A. Analistas j? esperavam que os nomes das duas fossem mantidos, porque as marcas s?o fortes e j? amplamente conhecidas dos investidores dom?sticos e tamb?m dos estrangeiros.

Pela proposta que ser? submetida ? avalia??o dos acionistas, cada a??o da BM&F ser? trocada por uma da nova sociedade. Os acionistas da Bovespa Holding receber?o 1,4248 papel novo e mais R$ 1,7153 em dinheiro. No fato relevante, menciona-se a emiss?o de a?es ordin?rias e preferenciais para quem hoje det?m pap?is da Bovespa Holding, mas essa ? apenas uma etapa operacional para chegar ? rela??o final de troca. A quantia de R$ 17,1534 por a??o, que tamb?m ? citada no documento, refere-se ao lote de dez pap?is, por causa de arredondamentos.

Dessa maneira, cada empresa ficar? com 50% das a?es da nova companhia. Todos os termos da proposta j? haviam sido aprovados previamente pelos conselhos de administra??o das duas Bolsas.

As empresas anunciaram o acordo de integra??o no dia 25 de mar?o, cerca de um m?s ap?s avisar ao mercado que haviam iniciado as conversa?es para a fus?o.

A Bolsa criada com a fus?o de Bovespa e BM&F ser? a terceira maior do mundo em valor de mercado e a maior dos pa?ses emergentes, ficando ? frente da de Hong Kong, de acordo com especialistas. A empresa criada tamb?m seria a 10? maior do pa?s em valor de mercado.

Inicialmente, o comando da BM&F Bovespa S.A. ser? dividido entre as duas Bolsas. O conselho de administra??o da nova companhia ser? composto por igual n?mero de representantes indicados pela BM&F e pela Bovespa, e, al?m disso, ter? uma maioria de membros independentes. At? 31 de dezembro, haver? um comit? de transi??o, dos quais far?o parte os presidentes e diretores gerais das duas companhias. Esse comit? de transi??o ter? como principal fun??o indicar um novo presidente do conselho e um novo diretor geral da BM&F Bovespa S.A.

Os investidores no mercado brasileiro podem esperar, com a fus?o, uma redu??o no custo das transa?es. As corretoras tamb?m ter?o mais facilidade para oferecer opera?es das duas em um s? produto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES