Bovespa em queda com crescimento do desemprego nos EUA

O “responsável” pelo revés na bolsa foi o dado sobre a taxa de desemprego nos Estados Unidos

Avalie a matéria:
Bovespa em queda | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) iniciou o pregão desta sexta-feira (6) operando em alta, mas o bom humor não durou muito. Às 14h48, o Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, caía 0,42%, aos 64.542 pontos.

O "responsável" pelo revés na bolsa foi o dado sobre a taxa de desemprego nos Estados Unidos, que veio pior que o esperado pelos investidores. O país cortou 190 mil vagas em outubro, o que levou a taxa de desemprego a 10,2% - a maior desde abril de 1983. O mercado aguardava um corte de 175 mil vagas.

Na quinta-feira, a bolsa passou o dia com alta discreta, mas reagiu com força na reta final para fechar com ganho de mais de 1%. No fechamento, o Ibovespa teve alta de 1,41%, aos 64.815 pontos.

Repercussão

Segundo Flávio Serrano, economista-sênior do BES, embora as expectativas de taxa de desemprego dos EUA fossem de 9,9%, muitos analistas de mercado já previam que a taxa superaria 10%; assim, a leitura de 10,2% assustou inicialmente, mas foi compensada pela desaceleração do fechamento de vagas medido pelos dados da folha de pagamento.

Assim, embora a eliminação de postos continue, houve uma redução de ritmo do movimento, o que estaria dando algum alento dentro do conjunto de indicadores do mercado de trabalho.

Ainda que Bovespa tenha registrado forte baixa, de mais de 1% após a divulgação dos números, o dólar só inverteu o sinal para valorização por pouco tempo e com variações bem modestas. Na máxima, a divisa atingiu R$ 1,7290 na venda. A inversão não demorou muito e a moeda voltou a cair de forma mais consistente perante do dólar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES