Bovespa encerra com alta de 8,7%

Foi a maior pontuação do mercado brasileiro desde 3 de outubro de 2008.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) teve um pregão de forte elevação nesta sexta-feira (6), seguindo a alta dos mercados em Wall Street.

O índice Ibovespa - referência para a bolsa nacional - terminou o dia com uma alta de 4,01%, aos 42.755 pontos, com giro financeiro de R$ 5,3 bilhões, maior pontuação desde 3 de outubro do ano passado. Ao longo da semana, a Bovespa acumulou alta de 8,7%.

Apesar de a economia dos Estado Unidos ter perdido quase 600 mil postos de trabalho em janeiro e de a produção industrial da Alemanha e da Grã-Bretanha ter tido queda em dezembro, os mercados mundiais são impulsionados pela expectativa da aprovação do pacote de ajuda à economia americana, estimado em quase US$ 900 bilhões.

Nos EUA, por volta das 18h de Brasília, o índice industrial Dow Jones subia 3,0%, para 8.305 pontos, enquanto o ampliado S&P 500 avançava 2,84% e o tecnológico Nasdaq ganhava 2,99%. Na Europa, os principais mercados também fecharam com ganhos.

Urgência para agir

Se os políticos dos EUA ainda tinham alguma dúvida sobre o arriscado estado da economia do país, dados do governo mostraram que foram cotados 598 mil empregos em janeiro, maior redução em 34 anos, levando a taxa de desemprego a 7,6%.

Ao comentar os dados, a Casa Branca afirmou que se trata de mais uma evidência de que a economia está "se contraindo profundamente" e reforçou a necessidade de agir. O plano de estímulo econômico do presidente norte-americano, Barack Obama, precisa de sinal verde do Senado.

Nesta sexta, Obama qualificou de "irresponsável" e "injustificável" a demora do Senado em aprovar o plano. É irresponsável e injustificável que nossas disputas políticas atrasem a aprovação do plano, num momento em que milhões de americanos estão perdendo seus empregos", disparou Obama durante um discurso na Casa Branca.

Commodities

Na avaliação do sócio-gestor da Nobel Asset Management, André Spolidoro, essa puxada de alta na Bovespa está também apoiada na melhora de alguns indicadores relacionados ao mercado de commodities. Cerca de 60% do Ibovespa é composto por papéis relacionados às matérias-primas.

No período mais agudo de crise, os preços perderam referência, mas alguns produtos, entre eles o minério de ferro, começaram a se estabilizar. Isso ajuda a explicar o forte desempenho das ações do setor recentemente, entre elas a Vale, que exibia forte alta pelo terceiro pregão seguido.

Contribuindo para a melhora de perspectiva para as matérias-primas, os índices de estoque na China também passaram a recuar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES