Bovespa opera em queda nesta quarta-feira (29)

Às 15h08, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa, recuava 1,04%, aos 55.233 pontos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Bolsa Valores de São Paulo (Bovespa) opera em queda nesta quarta-feira (29), à espera da reunião do Banco Central dos EUA (Fed) e com as ações da Vale entre as maiores pressões de baixa, após os preços do minério ferro à vista da China recuarem pela primeira vez em duas semanas.

Às 15h08, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa, recuava 1,04%, aos 55.233 pontos. Veja a cotação. Por volta do mesmo horário, as ações da Vale recuavam perto de 6%. Os papéis preferenciais da Petrobras subiam 0,7% e os ordinários, 0,95%.

O declínio dos papéis de bancos também pressionava, com as ações do Bradesco à frente após a instituição divulgar aumento nas provisões no primeiro trimestre, o que ofuscou o ganho de rentabilidade no período.

O viés negativo em Wall Street após dados fracos sobre a economia norte-americana endossava vendas no pregão brasileiro, enquanto decisões de juros nos Estados Unidos à tarde e no Brasil após o fechamento corroboravam alguma cautela.

Para o analista Marco Aurelio Barbosa, da CM Capital Markets, o resultado da reunião do banco central norte-americano é o evento mais importante do dia e o comunicado que será divulgado ao término tende a ser lido com bastante atenção.

"É dado como certo que não haverá mudança na taxa, que por sinal estão perto de zero desde 2008, mas o mercado aguarda ansioso que o Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto) sinalize 'quando' se dará esse aumento", disse, em nota a clientes. O Federal Reserve anuncia sua decisão às 15h (horário de Brasília).

BRF

As ações da BRF, uma das maiores exportadoras de carne do mundo, disparavam cerca de 8%, liderando os ganhos do índice, após anúncio de programa de recompra de até 16,6 milhões de ações ordinárias, com o resultado misto da empresa no primeiro trimestre também no radar.

Fed

No momento em que o comitê de política monetária do Federal Reserve encerra sua terceira reunião do ano, uma tarefa crítica se coloca à frente do banco central dos Estados Unidos: reduzir a ampla diferença entre como ele e os mercados veem a trajetória da taxa de juros.

O Fed havia anteriormente descartado elevar os juros ao fim desta reunião de dois dias e as chances de uma alta no encontro de junho diminuíram, embora essa possibilidade ainda esteja em jogo, em meio a uma série de dados econômicos fracos relativos ao primeiro trimestre.

O Fed diz que sua decisão sobre quando elevar os juros dependerá de dados e será tomada a cada reunião, postura que pode reafirmar nesta quarta-feira.

Véspera

Após uma manhã instável, a Bovespa fechou em queda na véspera, em meio a realização de lucros após uma semana de ganhos, pressionada pelo forte declínio das ações da Petrobras. O Ibovespa recuou 1,87%, a 55.534 pontos. A baixa encerrou três sessões seguidas de alta, que levaram o índice ao maior nível em seis meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES