Bovespa recua 0,7% com dados negativos

O indice teve queda de 0,71%, para 37.105 pontos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um pregão marcado pela volatilidade, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) terminou em baixa as negociações desta sexta-feira (6), pressionada pelos dados negativos do aumento do desemprego nos EUA.

Ao final do dia, o índice Ibovespa, principal referência da bolsa paulista, teve queda de 0,71%, para 37.105 pontos. Ao longo da primeira semana do mês de março, o mercado acionário brasileiro acumulou perdas de 2,8%.

No início do dia, a bolsa nacional chegou a subir mais de 2%. Mas a euforia inicial foi substituída pela preocupação com a notícia de que a taxa de desemprego dos Estados Unidos subiu para 8,1% em fevereiro, de acordo com o Departamento de Trabalho do país, a maior desde 1983. Foram cortadas 651 mil vagas de trabalho no mês.

As bolsas americanas, que também haviam iniciado o dia em alta, logo inverteram de direção e passaram para o vermelho, arrastando a Bovespa junto. A bolsa nacional chegou a cair 2,2%.

No entanto, os indicadores dos EUA voltaram a ganhar força perto do fechamento, e o Dow Jones fechou com leve alta de 0,49%. Foi o suficiente para fazer a Bovespa recuperar parte das partes anteriores, mas o índice Ibovespa ainda fechou o dia no vermelho.

A atenção dos investidores se volta agora para a Petrobras, que divulga resultado após o fechamento do pregão de hoje. Para a Ativa Corretora, a estatal deve apontar lucro de R$ 7,86 bilhões no quarto trimestre, uma queda de 30% sobre o terceiro trimestre, mas elevação de 52% perante igual período de 2007. Atenção para as margens e custos da empresa.

Panorama

Na Europa, as bolsas encerraram em baixa, em uma sessão marcada por volatilidade. O índice FTSEurofirst 300, referência das principais ações europeias, recuou 1,43%, para 661 pontos, nível mais baixo dos últimos 12 anos. O indicador variou entre ganhos de 0,9% e uma queda de 1,5% durante o pregão.

As quedas nas bolsas americanas tiveram impacto na Ásia, onde os papéis do setor financeiro também ficaram sob pressão vendedora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES