Bovespa registra sua segunda alta com expectiva sobre taxas de juros no Brasil e EUA

O principal fator que influencia os mercados é a expectativa com o anúncio das novas taxas

Bovespa registra sua segunda alta com expectiva sobre taxas de juros no Brasil e EUA | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Bolsa de Valores de S?o Paulo (Bovespa) registra sua segunda alta consecutiva nesta quarta-feira (29), ? espera do an?ncio dos rumos nas taxas de juros no Brasil e nos EUA. Por volta das 11h30, o Ibovespa - principal indicador do mercado brasileiro - apontava valoriza??o de 1,06%, aos 33.740 pontos.

O principal fator que influencia os mercados ? a expectativa com o an?ncio das novas taxas de juros, tanto nos EUA quanto no Brasil, que ser? realizado na tarde desta quarta. Atualmente, a taxa brasileira de juros est? em 13,75% ao ano, enquanto a americana situa-se em 1,5%.

No EUA, a maioria dos analistas espera que o Fed (Federal Reserve, o Banco Central do pa?s) reduza sua taxa de juros para combater o crescente temor de recess?o no pa?s.

J? no Brasil, os analistas est?o divididos sobre a postura que ser? adotada pelo Banco Central (BC) na reuni?o. Alguns apostam na eleva??o da Selic ? taxa de refer?ncia de juros no Brasil ?, e outros na queda. H? ainda um terceiro grupo que aposta na manuten??o dos ?ndices.

Outros pa?ses j? se adiantaram. O BC da China cortou sua taxa b?sica de juro e a taxa incidente sobre dep?sitos em 0,27 ponto percentual, o terceiro corte promovido pela autoridade monet?ria chinesa em seis semanas. Al?m disso, existe a expectativa de que tamb?m o Jap?o pode reduzir as taxas de juros em 0,25 ponto percentual.

No cen?rio nacional, o mercado aguarda a vota??o pelo Congresso da Medida Provis?ria que autoriza os bancos estatais a comprarem institui?es financeiras em dificuldades. Al?m disso, existe a expectativa que o governo anuncie linhas de cr?dito de cerca de US$ 3 bilh?es para o setor de constru??o civil, onforme adiantado ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Tamb?m foi anunciado que a taxa de desemprego em seis regi?es metropolitanas do pa?s pesquisadas pela Funda??o Seade, em conv?nio com o Dieese, caiu para 14,1% em setembro, ante a taxa de 14,5% em agosto. A taxa ? a menor para um m?s de setembro desde 1998.

Mesmo assim, no entanto, o ?ndice de Confian?a da Ind?stria (ICI) registrou queda de 11,7% na passagem de setembro para outubro. Com ajuste sazonal, o ICI recuou ao menor n?vel desde janeiro de 2006, para 106,1 pontos.

Cen?rio externo

Na Europa, a maior parte das bolsas registra fortes ganhos. Por volta das 10h45 de Bras?lia, o ?ndice FTSE-100, de Londres, subia 5,51%. Na Fran?a, o CAC-40 apontava valoriza??o de 7,23%, enquanto o Ibex de Madri subia 7,92%. Em mil?o, o lucro era de 7,85% e em Estocolmo, de 4,45%.

Na contram?o, a bolsa de Frankfurt, na Alemanha, recuava 0,98%. Os investidores se desfazem das a?es da Volkswagen, que recuam cerca de 40%, ap?s not?cias de que a bolsa de valores alem? ir? cortar o peso de a?es no ?ndice DAX, depois de uma forte valoriza??o das a?es da montadora na v?spera, que fez dela a maior companhia do mundo por alguns instantes.

Na ?sia, o preg?o tamb?m foi de ganhos. O ?ndice Nikkei da bolsa de T?quio fechou em alta de 7,7%. Em Hong Kong, o ?ndice Hang Sang encerrou o preg?o com leve alta de 0,84%. O mercado acion?rio de Taiwan registrou alta de 0,15%. Na Austr?lia, o principal ?ndice acion?rio do pa?s teve valoriza??o de 1,3%. Em Xangai, a bolsa foi na contram?o dos demais mercados, e encerrou a quarta-feira com uma queda de 2,94%.

Disparada

Na ter?a-feira, a Bovespa teve um preg?o de euforia, rompendo uma seq?encia de cinco quedas consecutivas. O Ibovespa fechou em alta de 13,42%, aos 33.386 pontos. O giro financeiro ficou na casa dos R$ 4,9 bilh?es.

Foi a segunda maior alta da bolsa nacional no ano, atr?s apenas dos 14,66% registrados no dia 13 de outubro, com a rea??o a pacotes de ajuda ao setor financeiro em v?rios pa?ses. Mesmo com o resultado, a Bovespa ainda acumula perdas de 47,7% no ano e de 54,6% desde o pico de valoriza??o em 2008, no dia 20 de maio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES