Brasil atinge recorde com 78 novos mercados; Butão é o mais novo destino

Em 2023 foram abertos os mercados mexicano e dominicano para a carne bovina e suína do Brasil

Brasil abre novos mercados | Divulgação MAPA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano de 2023 terminou com uma notícia positiva para o Brasil, com a abertura do mercado no Butão para as exportações brasileiras de carne de aves. Esse desenvolvimento eleva o total de mercados conquistados ao longo do ano para 78, distribuídos em 39 países, superando consideravelmente os resultados dos últimos quatro anos. O êxito alcançado é atribuído à retomada do diálogo internacional e às sólidas relações diplomáticas lideradas pelo presidente Lula e pelo ministro Carlos Fávaro.

Essa conquista representa novas oportunidades para os produtores do setor agrícola nacional, possibilitando a exportação de diversos produtos para destinos anteriormente inexplorados, gerando renda e emprego em todo o país, conforme destaca Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura (Mapa).

Dentre os destaques do ano, vale ressaltar a abertura dos mercados mexicano e dominicano para a carne bovina e suína brasileira, respectivamente, além da expansão das exportações de algodão para o Egito e de frutos de mamão "papaya" para o Chile.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desempenhou papel crucial na obtenção das concessões sanitárias, fornecendo informações técnicas e conduzindo negociações internacionais para viabilizar acordos de requisitos sanitários e fitossanitários. A presença da adidância agrícola também foi destacada como fundamental na identificação de oportunidades, atração de investidores estrangeiros e superação de barreiras comerciais.

Além das conquistas nos mercados externos, as equipes do Ministério obtiveram êxito na suspensão do embargo à carne bovina brasileira na China, após um caso isolado de Encefalopatia Espongiforme Bovina, e garantiram o reconhecimento da certificação oficial de qualidade do algodão brasileiro no mercado chinês.

Acordos de cooperação foram celebrados com Chile e Cuba para a adoção do sistema de "pre-listing" para habilitação de estabelecimentos exportadores, enquanto no Reino Unido, ocorreu a retomada plena do sistema de habilitação de estabelecimentos e a retirada de controles reforçados na inspeção britânica de produtos de origem animal do Brasil.

O comércio com o Butão apresentou resultados expressivos, registrando exportações no valor de aproximadamente US$ 3,09 milhões de janeiro a novembro de 2023, quase o dobro do total exportado durante o ano de 2022. Esse desempenho é resultado do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES