Brasil atinge recorde histórico na produção de petróleo e gás natural

A ANP destacou que esse volume é o maior já registrado, ultrapassando o recorde anterior de janeiro de 2023.

Produção recorde de produção de gás e petróleo no Brasil | Geraldo Falcão/Agência Petrobras
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No mês de junho de 2023, o Brasil registrou um marco significativo em sua indústria de petróleo e gás natural, com a produção total atingindo um recorde de 4,324 milhões de barris de óleo equivalente por dia (Mmboe/d). Os dados foram divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em seu Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural.

Desse impressionante total, 3,367 milhões de barris por dia (MMbbl/d) correspondem à produção de petróleo, enquanto 152,258 milhões de metros cúbicos por dia (MMm³/d) referem-se ao gás natural. Essa notável marca superou até mesmo o recorde anterior, registrado em fevereiro, quando a produção alcançou 4,183 MMboe/d. O aumento na produção de petróleo foi de 5,2% em relação ao mês anterior e surpreendentes 19% em comparação a junho de 2022.

ANP destacou que esse volume é o maior já registrado, ultrapassando o recorde anterior de janeiro de 2023, quando foram produzidos 3,274 Mmbbl/d. Em relação ao gás natural, a produção também apresentou um notável crescimento de 5,4% em relação ao mês anterior e 14,6% em comparação a junho de 2022. Mais uma vez, a produção atingiu uma marca recorde, superando o valor anteriormente registrado em outubro de 2022, quando foram produzidos 149 MMm³/d.

Dentre as explicações dadas pela agência reguladora para as variações na produção, destacam-se situações como paradas programadas para manutenção, início de operação de novos poços, comissionamento de novas unidades de produção, entre outras ações típicas do setor de petróleo e gás natural, todas buscando a operação estável e contínua, bem como o aumento da produção ao longo do tempo.

Pré-sal obteve desempenho significativo

O pré-sal, uma das áreas mais promissoras para a produção de petróleo e gás no Brasil, teve um desempenho significativo em junho, registrando uma produção de 3,243 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d). Essa produção representou 75% da produção total do país no mês. Dos 3,243 milhões de boe/d produzidos no pré-sal, 2,553 milhões de barris diários (bbl/d) são de petróleo, enquanto 109,8 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) são de gás natural, provenientes de 142 poços.

No que diz respeito ao aproveitamento do gás natural, a taxa alcançou 97% em junho de 2023. Do total disponibilizado ao mercado, que foi de 55,40 milhões de m³/d, apenas 4,58 milhões de m³/d foram queimados. Esse valor representou um aumento de 10,7% na queima em relação ao mês anterior e de 5,4% em comparação com junho de 2022.

Os campos marítimos foram responsáveis por 97,6% da produção de petróleo em junho, enquanto os campos operados pela Petrobras, sozinha ou em consórcio com outras empresas, responderam por 88,3% do total produzido. A produção teve origem em 6.305 poços, sendo 514 marítimos e 5.791 terrestres.

O destaque da produção de petróleo e gás foi o Campo de Tupi, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, que alcançou um impressionante volume de 790 mil bbl/d de petróleo e 37,78 milhões de m³/d de gás natural. A instalação com a maior produção de petróleo e gás natural foi a FPSO Guanabara na jazida compartilhada de Mero, com 177,029 mil bbl/d de petróleo e 11,35 milhões de m³/d de gás.

Esses resultados demonstram o potencial do Brasil como um importante ator na indústria global de petróleo e gás natural, impulsionando o país rumo a um futuro mais robusto e promissor no setor energético.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES