Brasil bate recorde com 93% da energia gerada em 2023 vindo de fontes renováveis

Hidrelétricas respondem pela maior parte da geração. Produção por usinas eólicas e solares aumentou 23,4%.

Energia limpa: Brasil bate recorde com 93% da energia gerada em 2023 vindo de fontes renováveis, diz CCEE | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil estabeleceu um recorde na geração de energia limpa em 2023, com 93,1% de toda a energia produzida proveniente de fontes renováveis. Essas informações foram divulgadas nesta sexta-feira (2) pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 

No decorrer do ano passado, o país alcançou a marca de 70,2 mil megawatts médios (MWm) por meio de usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa.

As hidrelétricas respondem por mais da metade da energia gerada em 2023, com 50 mil MWm – um crescimento de 1,2% em relação a 2022. Já as usinas de geração eólica e solar somaram 13 mil MWm, o que representa uma alta de 23,8% em relação a 2022.

"O avanço foi puxado pelo cenário climatológico favorável, em especial para a produção de energia solar, e pela entrada de novas usinas no Sistema Interligado Nacional", afirma a CCEE.

As novas unidades de produção aumentaram a capacidade instalada no país em 42,6 mil MW – o equivalente a três usinas de Itaipu. Já a geração de energia a partir da biomassa, principalmente a partir do bagaço da cana-de-açúcar, foi de 3,2 MWm – aumento de 9,6% em relação ao ano anterior.

"Nos próximos anos, a abertura do mercado livre de energia para toda a alta tensão, já operacionalizada desde janeiro, deve impulsionar ainda mais a demanda por energias renováveis", afirmou em nota o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES