Brasil cai em ranking de abertura ao comércio

O Brasil ficou na 87ª posição em um ranking de 121 países, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil ficou na 87ª posição em um ranking de 121 países, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, sobre a abertura dos países para o comércio mundial. A posição neste ano ficou, assim, pior que a de 2008, quando o Brasil ficou em 80º lugar entre 118 países. os dados foram divulgados nesta terça-feira.

Segundo o "Relatório de Abertura ao Comércio Global 2009", o Brasil dispõe de qualidade nos serviços de transporte e no uso de tecnologias de ponta. "Em menor medida, isso também é verdadeiro para a transparência e a eficiência nos procedimentos nas fronteiras, embora lidar com a alfândega ainda seja um fardo."

Apesar dos aspectos positivos, ainda pesa "o nível de proteção no Brasil, que continua relativamente alto, em particular para produtos agrícolas". O país ainda precisa lidar com a qualidade da infraestrutura em todas as modalidades de transporte, "além de tornar o ambiente de negócios e a situação geral da segurança mais viáveis para os negócios", diz o documento.

O país latino-americano mais bem posicionado no ranking deste ano é o Chile, que ficou em 19º --posição melhor que a do ano passado, quando o país ficou em 27º. A seguir vem a Costa Rica, em 43º lugar (44º no ano passado). O Uruguai ficou em 51º lugar, acima do 56º lugar que ocupou em 2008.

O Brasil ainda ficou atrás neste ano de outros países da região como Panamá (53º), de El Salvador (56º), Guatemala (58º), Peru (65º), Honduras (66º), México (74º) e Nicarágua (77º).

O Brasil foi seguido pela Bolívia (88º) e, mas atrás, pela Argentina (97º). O Paraguai ficou em 105º e a Venezuela foi o último país latino-americano no ranking, em 119º.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES