Brasil conquista 51 novos mercados para o agronegócio

Entre os principais mercados alcançados, destacam-se as exportações de carnes bovina e suína brasileiras para o México e a República Dominicana.

Brasil ganha novos mercados | Divulgação MAPA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil alcançou um marco significativo no setor agropecuário no início de 2023, conquistando um total de 51 novos mercados para seus produtos até setembro do mesmo ano. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) desempenhou um papel fundamental na diversificação das exportações, intermediando negociações em várias regiões do mundo. 

Na América, acordos foram alcançados com países como Argentina, Canadá, México, República Dominicana, Uruguai, Equador, Colômbia, Chile e Panamá, resultando em 22 novos mercados. Na Ásia, destaque para Indonésia, Singapura, China, Índia, Malásia, Armênia, Cazaquistão e Quirguistão, totalizando 14 mercados. No continente africano, foram estabelecidas parcerias com o Egito, Argélia, Angola e África do Sul, abrangendo sete produtos.

A Europa e a Oceania também foram incluídas nesse movimento de expansão, com dois mercados na Rússia e Belarus, e quatro na Polinésia Francesa, Nova Caledônia e Vanuatu, respectivamente. No Oriente Médio, o Brasil conquistou dois novos mercados, Israel e Arábia Saudita. Essas novas aberturas de mercado são resultado de transações bilaterais que culminam em acordos sobre requisitos de sanidade e certificados correspondentes, seja sanitário, fitossanitário ou veterinário, que agora são aceitos pelos países importadores nos pontos de entrada de suas mercadorias.

Além disso, há um trabalho contínuo de preparação dos produtores e exportadores para atender às demandas específicas de cada novo parceiro comercial. Isso envolve o desenvolvimento de atividades de promoção comercial e divulgação dos produtos agropecuários brasileiros. A presença da adidância agrícola brasileira também desempenha um papel crucial na identificação de oportunidades de comercialização, atração de investidores estrangeiros e superação de barreiras às exportações brasileiras.

Entre os principais mercados alcançados, destacam-se as exportações de carnes bovina e suína brasileiras para o México e a República Dominicana. Em agosto deste ano, as exportações do agronegócio brasileiro registraram um aumento de 6,6% em comparação com o mesmo mês do ano anterior, atingindo US$ 15,63 bilhões, correspondendo a 50,4% do total exportado pelo Brasil, segundo a análise da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI/Mapa). Este avanço representa um impulso significativo para a economia brasileira e consolida o país como um importante player no mercado global de produtos agropecuários.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES