Brasil conquista 57 mercados para a exportação de produtos agropecuários

Entre os destaques desses novos mercados estão as exportações de carne bovina e suína brasileiras para o México e República Dominicana,

Brasil amplia mercados | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No decorrer dos últimos dez meses, o Brasil obteve aprovação para iniciar exportações de produtos agropecuários para 57 novos mercados. Essas autorizações sanitárias, concedidas por parceiros internacionais, refletem os esforços do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na elaboração de informações técnicas e nas negociações internacionais. 

O resultado dessas negociações foi a concretização de acordos de requisitos sanitários e fitossanitários, abrindo caminho para a exportação de novas mercadorias e o estabelecimento de parcerias em 2023. Entre os destaques desses novos mercados estão as exportações de carne bovina e suína brasileiras para o México e República Dominicana, respectivamente. Além disso, produtos como algodão brasileiro encontraram espaço no Egito, e frutos de mamão "papaya" agora podem ser apreciados também no Chile.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, enfatiza a importância da ampliação da participação dos produtos agropecuários brasileiros no comércio internacional. Ele destaca que os diversos setores agropecuários podem se beneficiar desses novos acessos, resultando em desenvolvimento sustentável para todas as partes envolvidas, além de gerar renda e riqueza para o Brasil e o setor.

Além das conquistas na abertura de novos mercados, as equipes do Ministério alcançaram outros feitos relevantes. Isso inclui a suspensão do embargo à importação de carne bovina brasileira pela China, após a confirmação de um caso isolado e atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina, conhecida como "vaca louca". Também foi obtido o reconhecimento da certificação oficial de qualidade do algodão brasileiro para o mercado chinês.

Acordos de cooperação foram celebrados no Chile e em Cuba, visando a adoção do sistema de "pre-listing" para a habilitação de estabelecimentos exportadores. No Reino Unido, houve a retomada plena do sistema de habilitação de estabelecimentos pela autoridade do país exportador (pre-listing), além da retirada de controles reforçados na inspeção britânica de carregamentos de produtos de origem animal do Brasil. Esses desenvolvimentos destacam os esforços do Brasil em fortalecer suas relações comerciais internacionais no setor agropecuário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES