Brasil conquista abertura de 100 novos mercados para agropecuária

Dentre os destaques das exportações brasileiras estão o comércio de algodão com o Egito, carnes bovinas e suínas com o México e Singapura.

Exportações do Brasil | Divulgação MAPA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O agronegócio brasileiro atingiu um feito histórico ao conquistar a abertura de 100 novos mercados para produtos da agropecuária nacional desde o início do terceiro mandato do presidente Lulaem janeiro de 2023. Esse marco foi atingido com a recente adição de dois novos mercados no Egito para a exportação de carnes, produtos cárneos e miúdos de caprinos e ovinos.

O QUE SIGNIFICA: O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que essas conquistas refletem o reconhecimento internacional do sistema de controle sanitário do Brasil e têm um impacto positivo na economia do país. Ele enfatizou que a retomada das parcerias comerciais no exterior e a ampliação das perspectivas para o agronegócio brasileiro representam oportunidades inéditas para os produtores, gerando demanda, crescimento nos negócios e, consequentemente, mais empregos e renda em todo o país.

O QUE ACONTECEU: Em apenas 15 meses, o Brasil dobrou o número de mercados abertos em comparação com o mesmo período da gestão anterior, totalizando 100 novos mercados em 49 países. Esses países estão distribuídos principalmente na Ásia, nas Américas, na África, na Oceania e na Europa.

MERCADOS: Dentre os destaques das exportações brasileiras estão o comércio de algodão com o Egito, carnes bovinas e suínas com o México e Singapura, suco de açaí com a Índia, frango com Israel e Argélia, mamão com o Chile, arroz com o Quênia, pescados com Austrália, Egito e África do Sul, ovos com a Rússia e café verde com a Zâmbia.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Roberto Perosa, ressaltou que essa expansão fortalece a presença do agronegócio brasileiro no cenário global, promovendo desenvolvimento sustentável e oferecendo novas oportunidades de mercado para os agricultores. O resultado positivo é fruto dos esforços conjuntos entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES